Prefeitura Municipal de Camaquã | Noticias

Você está: Notícias > Detalhe

Aulas de Teatro estão com inscrições abertas

Postado em 07 de Agosto de 2018

Quem faz teatro desenvolve uma série de habilidades que são levadas ao longo de toda a vida. A desinibição, a criatividade, a imaginação, o gosto pela leitura, a ampliação do raciocínio e da capacidade de memorizar, são apenas algumas delas.

Com o objetivo de oportunizar o desenvolvimento dessa arte em Camaquã, a Secretaria da Cultura, Turismo, Lazer, Desporto e Juventude, com apoio da Prefeitura, está com as inscrições abertas para as aulas de teatro. Os alunos devem se inscrever diretamente no Cine Teatro Coliseu, localizado na Rua Duque de Caxias, 190, no Centro Histórico de Camaquã.

As aulas são ministradas pela professora Bruna Bierhals, graduanda em Teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e trabalham diversos elementos como voz, corpo e presença cênica.

As turmas são divididas em infantil, para crianças a partir de seis anos, adolescentes e idosos e a mensalidade é de R$ 50,00.

Os encontros ocorrem nas segundas-feiras: da turma infantil das 9h30min às 11h, da turma adolescente às das 15h às 17h. Os encontros da turma da terceira idade ocorrerão todas as terças-feiras das 14h às 15h30min.

Mais informações pelos números (51) 3692-2008 e (51) 99587-2253.

Confira alguns dos benefícios de quem faz teatro:

Desenvolvimento de processos mentais como concentração, memorização e imaginação

Nas aulas de teatro o aluno precisará de muita concentração para poder lidar com texto/personagem e ao mesmo tempo ter o domínio de suas percepções como ator. A memorização também será um dos exercícios da aula, pois não só os textos, mas também as ações serão alvo deste exercício tão importante para a mente.

Desenvolvimento de competências e habilidades sociais como empatia, tolerância e trabalho em equipe

Durante as aulas de teatro os jogos e atividades serão a ponte para os relacionamentos. A interação entre personagens em um texto, ou mesmo os momentos de criação e performance em conjunto fazem parte disso. Tudo viabiliza o aprimoramento das relações sociais, a partir do conhecimento de si e do outro.

Potencializa criatividade, espontaneidade e improvisação

Através de exercícios de improvisação a criatividade é despontada e estimulada, desenvolvendo o raciocínio rápido.

Aumenta a autoestima

Os jogos teatrais estimulam as relações interpessoais e a iniciativa, descobrindo gradativamente seu potencial humano e artístico.

Trabalha sua expressividade corporal e vocal

Nesse aspecto o teatro é ótimo para auxiliar no desenvolvimento estudantil e profissional. A capacidade de se relacionar com uma plateia é um aprendizado que certamente será útil em todas as áreas de trabalho

Melhora a capacidade de compreender e de lidar com conflitos em relacionamentos interpessoais em diversas situações

O teatro coloca o ator em situações completamente diferentes e inusitadas, as cenas, os jogos e os processos que envolvem a aula dão ao aluno a oportunidade de experimentar e desenvolver suas capacidades.

Acrescenta capacidade respiratória, resistência física, flexibilidade, coordenação e mobilidade corporal

Através do treinamento físico, o teatro auxilia na manutenção de um corpo sadio, flexível e pronto para o jogo teatral.

Envolvimento com a arte e a cultura

Contato com todas as formas de arte: interpretação, dança, literatura e artes visuais através da cenografia.

(Fonte: Conservatório Belas Artes Joinville belas.art.br)