07 OUT 2013
ExpoCamaquã tem 10 mil visitantes

O domingo de tempo bom premiou os organizadores, expositores e todos aqueles que se envolveram na ExpoCamaquã 2013, composta pela 47ª Agropecuária, 18ª Mostra da Indústria e Comércio e 6ª Feira da Agricultura Familiar (Fafec). Nas catracas colocadas na entrada do Parque Dorval Ribeiro passaram 7 mil pessoas no domingo. Somadas aos visitantes dos dias anteriores, além dos não pagantes, o público final ficou em 10 mil pessoas, de acordo com o Sindicato Rural, organizador do evento, o qual teve o apoio do governo municipal.

A feira, iniciada na quinta-feira (3) teve uma ampla programação, que contemplou fundamentalmente a essência original da festa: o campo. Com uma participação expressiva de expositores de animais e com um número recorde de palestras técnicas sobre criação, a Expofeira cumpriu seu objetivo. “Olha, o que mais me impressionou nesta feira foi ver a quantidade de expositores, tanto do gado de corte como o leiteiro, e de outras raças presentes. Isso sim é uma feira, estão todos de parabéns”, observou no sábado o técnico da Inspetoria Veterinária Fábio Guido, que julgou a raça de ovinos Texel.

A valorização dada este ano aos criadores foi evidenciada pela grande movimentação nos boxes dos pavilhões do gado, nas premiações aos campeões e no número de participantes dos encontros técnicos, realizados em sua maioria pelo Sistema Farsul-Senar. Também foram satisfatórios os resultados dos dois remates tradicionalmente promovidos na feira – o da Fazenda Santa Tereza (Braford e Hereford) e o da Cabanha dos Tapes (Angus).

A exposição do comércio também teve uma ampla movimentação, a partir das atrações preparadas pelas empresas expositoras – tanto as que ficaram no pavilhão fechado do Parque Dorval Ribeiro, como as que expuseram na área aberta. “Estamos muito felizes por tudo; lógico que sempre tem uma falha aqui ou outra ali, mas no geral acredito que todos saíram satisfeitos e isso para nós é o mais importante”, disse Maria Tereza Scherer Mendes, presidente do Sindicato Rural de Camaquã.

O prefeito também valorizou aqueles que se empenharam em levar ao parque o que tinham de melhor nas propriedades, nas empresas e nas instituições. Em pronunciamento, no domingo à tarde, João Carlos elogiou a direção do Sindicato Rural pela organização e agradeceu aos expositores, sublinhando que a ExpoCamaquã só acontece porque eles fazem parte do evento. João Carlos permaneceu na feira durante todo o final de semana. Ao lado do seu vice Paulo Mecca, do presidente do Poder Legislativo Municipal, Fulvio Lessa e de secretários de governo ele recebeu visitantes no estande do governo e esteve nos demais estandes.

Visitas

Figuras expressivas do cenário político prestigiaram a feira deste ano. No domingo o evento recebeu a visita do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Pedro Westphalen, que acompanhou a solenidade de abertura oficial e o desfile dos campeões e dos expositores da mostra do comércio e indústria. O ato também foi prestigiado pelos deputados federais Elvino Bohn Gass, Jerônimo Goergen e Fernando Marroni. O deputado estadual Raul Pont almoçou no parque e o seu colega Marcelo Moraes visitou os estandes. Na sexta-feira, o deputado federal Alceu Moreira esteve no parque. Gilmar Tietböhl, superintendente do Senar-RS também prestigiou a feira, assim como presidente do Irga, Cláudio Pereira.

Homenagem

Duas homenagens promovidas pelo SRC reuniu um grande número de pessoas no Pavilhão Albino Gollo, sede administrativa da entidade. A primeira foi na sexta-feira, quando após uma palestra sobre política e agronegócio a senadora Ana Amélia Lemos foi agraciada com uma placa afixada no prédio. Já no domingo, foi a vez do ex-ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho ser homenageado pelo SRC.

Licenciado da Câmara Federal para tratar da saúde, Mendes Ribeiro foi demoradamente aplaudido pelos convidados. Após discurso do presidente da AUD, Antônio Longaray, que não economizou adjetivos ao trabalho de Mendes como deputado e ministro, Mendes falou da importância do campo no contexto econômico e social e disse que está sempre “antenado nas questões regionais”.

O camaquense José Carlos Pires, assessor parlamentares de Mendes há quinze anos em Brasília, também foi homenageado no ato, pela Associação dos Arrozeiros de Camaquã.