07 FEV 2020
AGRICULTURA
PAA de Camaquã é destaque

O último dia 05 de Fevereiro foi marcado pela retomada do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) em Camaquã.

Esse importante programa que recebe recursos federais, é gerido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e coordenado no município pela Secretaria Municipal de Agricultura e EMATER/RS-ASCAR, já beneficiou mais de 450 famílias no município, entre agricultores e beneficiários, além de 7 entidades beneficentes locais, aplicando mais de R$ 270.000,00 nos últimos dois anos. “Somente em 2019 foram adquiridas 70,38 toneladas de produtos oriundos dos agricultores familiares de Camaquã e distribuídos em cestas a famílias em vulnerabilidade, somando o expressivo valor de R$ 176.286,00 aplicados no município”, relata o coordenador local do programa, Mauricio Buchorn.
No programa desenvolvido no município, a coordenação, juntamente com a Secretaria Especial da Mulher do Trabalho e Desenvolvimento Social, as coordenações dos CRAS e entidades beneficentes, montaram um planejamento em conjunto para que todas as famílias beneficiadas, além de receber quinzenalmente uma cesta de produtos, participem de capacitações mensais durante a execução do programa, focando desde higiene, aproveitamento correto dos alimentos, saúde, direitos sociais e socioassistenciais.
Para o técnico da EMATER/RS-ASCAR, André Luiz Conceição, o PAA, além de contribuir com a diversificação de culturas, é uma importante alternativa de comercialização e renda para os agricultores, além de levar capacitação e alimentos saudáveis e de qualidade as famílias beneficiadas. “Consideramos este, um programa realmente estruturante, e a EMATER/RS-ASCAR participa de todo o processo, desde a organização dos produtores e da produção até as capacitações das famílias beneficiadas”, relata o técnico.
Já segundo o secretário Abner, declarou que, “fechamos o ano com chave de ouro, felizes com o grupo de trabalho que se empenhou para alcançar os resultados almejados”.
Para o ano de 2020 já estão liberados recursos para execução do programa até o mês de abril, próximo e para o restante do ano, a expectativa da coordenação é de que o município seja contemplado com um valor ainda superior aos anos anteriores.