Segunda,
Previsão para hoje (08 de março)
18 JAN 2021
SME Camaquã lança o Centro Educacional de Jovens e Adultos

CEJA será um polo voltado para a modalidade EJA do Ensino Fundamental

A Prefeitura Municipal de Camaquã, através da Secretaria Municipal da Educação, lança o Centro Educacional de Jovens e Adultos, o CEJA – Polo EJA Camaquã. O novo centro reunirá toda a modalidade do ensino fundamental destinada a jovens e adultos acima de 15 anos do município com o foco na profissionalização dos estudantes.
O CEJA irá atender os jovens que não concluíram o ensino fundamental no tempo regular, adultos que buscam maior escolaridade devido às exigências do mercado de trabalho e idosos à procura dos processos de escolarização. A reorganização da EJA a partir da criação e implantação do Polo irá direcionar, qualificar e oferecer formas diversificadas de atendimento possibilitando aos jovens e adultos a continuidade dos estudos, conclusão do ensino fundamental e capacitação profissional.
A Secretária da Educação de Camaquã, Jussara Haas, reiterou o compromisso com a educação camaquense ao oportunizar a EJA através de um polo educacional. Segundo Jussara, “nosso compromisso nesta modalidade da educação básica é a oferta de um ensino moderno, dinâmico, contextualizado e voltado para a profissionalização”.
Já o prefeito municipal, Ivo de Lima Ferreira, ressaltou que “o Centro Educacional vem desenvolver ainda mais a educação do nosso município”. Segundo ele, “o slogan do CEJA reflete aquilo que vamos fazer “Inovar para Qualificar””.
A sede do Polo EJA Camaquã funcionará nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha, no bairro Viégas. A instituição conta com uma infraestrutura adequada, com quadra poliesportiva coberta, sala de informática, sala de recursos audiovisuais e salas de aula climatizadas preparadas para acolher estes estudantes. Esta reestruturação nas formas de atendimento concentrará recursos humanos qualificados para o atendimento desta modalidade, maior captação de verbas e recursos diminuindo os impactos da evasão escolar.

EJA Profissionalizante e Meta 10 dos Planos Nacional e Municipal de Educação
O CEJA desenvolverá suas ações com a cooperação de entidades e órgãos profissionalizantes a partir de uma proposta pedagógica integrada, cooperativa, inovadora. Além disso, a construção de um Projeto Educacional diferenciado abarcará as especificidades e necessidades de aperfeiçoamento destes estudantes, cumprindo um dos objetivos do Polo de atender às demandas atuais do mercado de trabalho e a meta 10 dos Planos Nacional e Municipal de Educação.
Entendemos que a educação se dá através de diferentes aspectos sociais e pedagógicos e que a educação pode transformar vidas. O Polo irá articular oportunidades educacionais apropriadas a esta modalidade, com enfoque na construção social dos estudantes resgatando a cidadania, oportunizando melhores condições de vida e de trabalho.

VINCULADOS À PÁGINA:
Versão do Sistema: 2.10.3 - 01/03/2021