20 JAN 2021
Primeiras vacinas do CoronaVac são aplicadas em Camaquã

Primeiros vacinados foram representantes da área da saúde e indígena

Quarta-feira, 20 de janeiro de 2021, uma data esperada à 10 meses pelos camaquenses, data em que se inicia a vacinação contra o Covid-19, a CoronaVac chegou a Camaquã.
E para celebrar este momento, foi realizado nesta manhã cerimônia para a aplicação das primeiras doses da vacina, onde foram vacinados dois profissionais da saúde e um representante indígena.
Estavam presentes, o prefeito municipal Ivo de Lima Ferreira, vice-prefeito, Abner Dillmann, secretário da Saúde, Renato Sanhudo e o coordenador da Vigilância em Saúde, Fabiano Martins, além de profissionais da área da saúde que realizaram a vacinação.
Segundo o prefeito Ivo, este momento é especial para Camaquã, pois devido às incessantes lutas em busca de uma solução que viesse a combater esta pandemia, a vacina chegou, tornando-se uma realidade, “o que importa para nós é a vida”, finalizou. Uma nova fase na área da saúde esta iniciando hoje, esperança, é a palavra certa para este momento.
Após a cerimônia, servidores da secretaria já começaram a mobilização par levar as vacinas aos grupos priorizados pelo Ministério da Saúde, beneficiando profissionais da saúde, idosos de ILPI e indígenas.

Os vacinados
Na ocasião receberam a vacina Zélio Huber Martins, funcionário público a 13 anos, o qual é técnico em enfermagem, condutor do SAMU e trabalha também na UTI do hospital Nossa Senhora Aparecida; Thayline Mattos Centeno, enfermeira e coordenadora da unidade Covid do hospital; representando os indígenas, o cacique João Batista, da aldeia Flor da Serra da localidade do Bonito.
A equipe de vacinadores não utilizam luvas, por ser material que não há como desinfectar através do uso de álcool gel, sendo que as mãos há esta possibilidade, caso houvesse o uso, a cada vacina aplicada, seria necessário a troca da mesma.

Doses
O município de Camaquã recebeu ao final do dia desta terça-feira, 669 doses da vacina, as quais foram distribuídas entre os grupos determinados pelo Ministério da Saúde. A segunda dose, posteriormente será distribuída pela Secretaria de Saúde do Estado.