19 MAI 2021
Camaquã participará da Semana Nacional de Museus

Nesse ano, o Museu Municipal Divino Alziro Beckel participará da 19ª Semana Nacional de Museus, que tem como tema “O futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar”, lançando a Hemeroteca Digital Barbosa Lessa.
O site reunirá a coleção de periódicos de cunho tradicionalista, que esteve sob a guarda do escritor ao longo de sua vida.
Este acervo encontra-se atualmente na Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo, no Forte Zeca Netto, assim como o acervo pessoal de Barbosa Lessa, que em breve receberá um Memorial nas dependências do mesmo prédio.
A ideia de tornar acessível esse material se deu a partir de sua higienização e acondicionamento, realizados pela museóloga Thaís de Oliveira.
Dada a especificidade do conteúdo e por não encontrarmos facilmente referências desses periódicos em mídias digitais, consideramos relevante a oportunidade de ofertar esse material exclusivo ao nosso público.
A Hemeroteca Digital permitirá o download de tais periódicos e estará em constante atualização. Para os que admiram vida e obra de Barbosa Lessa e os temas tradicionalistas, fiquem ligados que amanhã, na página do Facebook do Museu (/museumunicipaldivinoalzirobeckel) lançaremos o link de acesso.