03 SET 2021
SMICS
Camaquã mobiliza agentes locais em prol da inovação

Ações do Programa Cidade Empreendedora, fruto de uma parceria entre Sebrae RS e Prefeitura Municipal, visam sensibilizar e qualificar empreendedores

Fortalecer a cadeia produtiva local e disseminar a cultura da inovação. Estes são alguns dos principais objetivos que passo a passo são atingidos em Camaquã por meio das ações do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS. Um bom exemplo disso ocorreu no mês de agosto, quando um grupo de 35 empreendedores do município participou de uma visita técnica em Porto Alegre. A atividade integra o cronograma de ações do Eixo Inovação da iniciativa.
Na ocasião, eles tiveram a oportunidade de conhecer de perto dois dos mais importantes hubs de inovação do Estado: o Tecnopuc e o Instituto Caldeira. A ação foi promovida pela Regional Sul do Sebrae RS em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo de Camaquã.
A experiência, segundo a diretora da Mediare Saúde, e presidente da Associação Comercial e Industrial de Camaquã (ACIC), Katia Szczepaniak, foi singular. ‘‘Estar em um ambiente onde ideias são levadas a sério e transformadas em negócio é inspirador. A inovação e o empreendedorismo andam de mãos dadas. Um negócio inovador é aquele que vem para resolver ou trazer melhoria para alguém e o empreendedor nasce no mesmo instante. Foi um oásis para nós empresários’’, destaca.
Nessa mesma linha, o vice-prefeito de Camaquã, Abner Dillmann, demonstra uma visão ampla e entusiasmada das ações realizadas e da sinergia entre os agentes de desenvolvimento do município. ‘‘Precisamos trabalhar fortemente a área da inovação em conjunto com o empreendedorismo, unindo os setores público e privado, instituições de ensino e entidades cujas atividades e interações gerem, adotem, modifiquem e se apliquem em novas tecnologias’’, explica.
Segundo ele, Camaquã está em fase de elaboração de uma Lei de Inovação que será um marco para a cidade, com o objetivo principal de promover a inovação nas áreas de maior interesse público municipal, como mobilidade urbana, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança pública, cultura, esportes, empreendedorismo, governança, e questões relativas à agricultura e fomento à economia. Outra iniciativa muito importante, que é meta do Governo Municipalse refere à implantação de um Parque Tecnológico e de Inovação em parceria com instituições de ensino.

Sobre o Cidade Empreendedora
Desenvolvido no Rio Grande do Sul desde 2019, o Cidade Empreendedora conta com quatro eixos centrais de atuação: Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora. No primeiro eixo, agentes de desenvolvimento do município participam de cursos, formações e consultorias direcionadas com o objetivo de desenvolver a liderança pública. A orientação para otimizar processos como o de abertura de empresas é o foco do eixo Desburocratização. Compras Governamentais dispõe de soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas. Finalmente, o quarto e último eixo, Educação Empreendedora, busca fomentar e oferecer, por meio de oficinas e formações, conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação para professores e jovens.
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Saiba mais em cidadeempreendedora.sebraers.com.br/.