09 SET 2021
Monitores das escolas municipais participam de formação na SMED
Encontro ocorreu nesta quinta-feira, 9 de setembro

Nesta quinta-feira, 9 de setembro, ocorreu a formação para os profissionais de apoio/monitores das escolas municipais de Camaquã. O encontro promovido pela Secretaria da Educação e Desporto de Camaquã foi voltado para a capacitação no atendimento dos alunos público-alvo da educação especial nas escolas de educação infantil e ensino fundamental da rede municipal.
A formação foi organizada pela Assessoria Pedagógica da Educação Especial com o apoio da Assessoria de Recursos Humanos da SMED e contou com a presença da secretária adjunta, Jaqueline Santos. Foram apresentadas aos monitores as principais deficiências e transtornos identificados nos estudantes da rede e a forma mais adequada de lidar com cada um. Num segundo momento foi discutido sobre o papel dos monitores frente às demandas apresentadas nas escolas.
A Lei Brasileira de Inclusão (LBI), Lei nº 13.146/15, define o papel dos profissionais de apoio:
XIII – profissional de apoio escolar: pessoa que exerce atividade de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária, em todos os níveis e modalidade de ensino, em instituições públicas e privadas, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas.
Segundo a assessora pedagógica da Educação Especial, Roseni Florisbal, “o monitor é fundamental para auxiliar o aluno que necessita de apoio em todos os espaços escolares e estimular a autonomia e a independência dos alunos na escola. Este não substitui o trabalho do professor, mas articula-se a todo trabalho da escola. Realizamos um estudo em toda a legislação, desde o Parecer CNB/CEB 2/2001 até o que temos de mais atual em leis e elaboramos um documento orientador que foi encaminhado para as escolas definindo e orientando sobre o papel deste profissional”.
Para a secretária adjunta, Jaqueline Santos, “é muito importante possibilitarmos formações também para os nossos monitores que são peças fundamentais na engrenagem das escolas e na garantia de uma educação de qualidade”.