Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Camaquã - RS
Acompanhe-nos:
Rede Social Twitter
Rede Social Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
SET
09
09 SET 2021
EDUCAÇÃO
Monitores das escolas municipais participam de formação na SMED
enviar para um amigo
receba notícias
Encontro ocorreu nesta quinta-feira, 9 de setembro

Nesta quinta-feira, 9 de setembro, ocorreu a formação para os profissionais de apoio/monitores das escolas municipais de Camaquã. O encontro promovido pela Secretaria da Educação e Desporto de Camaquã foi voltado para a capacitação no atendimento dos alunos público-alvo da educação especial nas escolas de educação infantil e ensino fundamental da rede municipal.
A formação foi organizada pela Assessoria Pedagógica da Educação Especial com o apoio da Assessoria de Recursos Humanos da SMED e contou com a presença da secretária adjunta, Jaqueline Santos. Foram apresentadas aos monitores as principais deficiências e transtornos identificados nos estudantes da rede e a forma mais adequada de lidar com cada um. Num segundo momento foi discutido sobre o papel dos monitores frente às demandas apresentadas nas escolas.
A Lei Brasileira de Inclusão (LBI), Lei nº 13.146/15, define o papel dos profissionais de apoio:
XIII – profissional de apoio escolar: pessoa que exerce atividade de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária, em todos os níveis e modalidade de ensino, em instituições públicas e privadas, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas.
Segundo a assessora pedagógica da Educação Especial, Roseni Florisbal, “o monitor é fundamental para auxiliar o aluno que necessita de apoio em todos os espaços escolares e estimular a autonomia e a independência dos alunos na escola. Este não substitui o trabalho do professor, mas articula-se a todo trabalho da escola. Realizamos um estudo em toda a legislação, desde o Parecer CNB/CEB 2/2001 até o que temos de mais atual em leis e elaboramos um documento orientador que foi encaminhado para as escolas definindo e orientando sobre o papel deste profissional”.
Para a secretária adjunta, Jaqueline Santos, “é muito importante possibilitarmos formações também para os nossos monitores que são peças fundamentais na engrenagem das escolas e na garantia de uma educação de qualidade”.
 
Seta
Versão do Sistema: 3.2.2 - 02/05/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia