13 SET 2021
Secretaria instala Coletor de Lâmpadas fluorescentes
O prefeito municipal Ivo de Lima Ferreira, visitou na semana passada a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, sendo recebido pelo Secretário Marcelo Pires e pelo Biólogo e atual Coordenador do Departamento de Educação Ambiental José Silvano Martins Gross.
A visita teve como finalidade conhecer um Coletor de Lâmpadas, adquirido pela Secretaria, mais conhecido como Ponto de Entrega de Lâmpadas, o qual servirá para o recolhimento adequado destes materiais, desta forma evitando o descarte irregular, sendo instalado no prédio da Secretaria do Meio Ambiente.
A SMMA vem, desde o ano de 2014, mas especialmente a partir do 1º Encontro Municipal de Responsabilidade Compartilhada e Logística Reversa, realizado em agosto de 2017,  gestionando junto aos órgãos e entidades responsáveis pelo acordo setorial nacional para que se estabelecesse um ponto de coleta desse tipo de resíduo em nosso município, inclusive com tratativas junto ao Ministério Público para que fosse intermediário nessa negociação.
Paralelamente a isso, foram desenvolvidas ações de conscientização da população sobre a importância da destinação adequada destes resíduos devido ao seu risco de contaminação ao meio ambiente e à população, além de um trabalho de convencimento do comércio sobre a sua responsabilidade na cadeia de logística reversa.
Aos poucos as empresas começaram a assumir as lâmpadas queimadas no sistema de “casco”, ou seja, passaram a receber o resíduo no ato de compra de outra lâmpada, sem repassar estes custos de forma direta ao comprador e com a realização de destinação ambientalmente adequada. Esse processo culminou com a decisão de implantação de um ponto de coleta de lâmpadas para pessoas físicas (em pequena quantidade), localizado na empresa Clarão Materiais Elétricos.
Apenas este ponto de entrega, entretanto, não estava sendo suficiente para atender a demanda da população. A partir disso, o Departamento de Educação Ambiental trabalhou para obter, junto à gestora do Sistema de Logística Reversa de Lâmpadas Fluorescentes a autorização para instalação de mais pontos de entrega, o que foi conseguido em agosto deste ano.
A partir deste momento, os cidadãos de Camaquã terão condições de dar destino às suas lâmpadas fluorescentes de maneira adequada e sem nenhum tipo de custo, pois o município contará com mais quatro pontos de entrega de lâmpadas fluorescentes queimadas, que se somarão ao ponto já existente, para dar destinação ambientalmente adequada a este resíduo perigoso. Um destes pontos será na própria Secretaria Municipal do Meio Ambiente e os demais em pontos comerciais da cidade, os quais serão divulgados em breve.
Cabe ressaltar que esse sistema é somente para pessoas físicas e para pequenas quantidades. Pessoas jurídicas e grandes geradores seguem os processos estabelecidos pela legislação, de destinação custeada pelo gerador.