07 MAR 2022
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
MULHER
TRABALHO
Prefeitura, CIEE e empresas locais firmam parceria para inserir jovens em vulnerabilidade no mercado de trabalho
Programa vai beneficiar oito jovens oriundos do abrigo municipal e de projetos sociais do município.

A Prefeitura de Camaquã firmou uma parceria inédita com o CIEE Camaquã, as empresas Helmut Tessman, HT Nutri e Viviana Alimentos e a Promotoria da Infância e da Juventude em reunião ocorrida na última sexta-feira (4). A importante iniciativa insere jovens do município em situação de baixa renda e maior vulnerabilidade e risco social no mercado de trabalho através do programa Aprendiz Legal desenvolvido pelo CIEE RS.

Nesta iniciativa as empresas parceiras custeiam e destinam o cumprimento de suas cotas de aprendizagem para os jovens oriundos do Abrigo Municipal e dos projetos sociais do município de Camaquã. O CIEE fica responsável pela capacitação, acompanhamento e operacionalização do programa de aprendizagem em todas as fases. Já a Prefeitura sede os locais para a aprendizagem prática dos jovens junto aos órgãos municipais. A princípio, oito jovens já iniciaram no projeto, número que poderá ser ampliado na medida em que mais empresas do município desejarem aderir à iniciativa.

A parceria permitirá que o público alvo possa ter mais oportunidades com acesso a capacitação, treinamento teórico e a prática profissional, facilitando seu ingresso no mercado de trabalho.

O prefeito Ivo de Lima Ferreira destacou que “é fundamental que se tenha um olhar diferenciado para esses jovens em vulnerabilidade e risco social e que lhes assegure mais oportunidades na vida, como um primeiro emprego”.

Na reunião, os presentes relataram a importância desta parceria, não só pelo impacto que gera junto à comunidade de Camaquã e pelo seu alcance social, mas pelo exemplo de que a união do poder público e da iniciativa privada pode gerar impactos sociais relevantes.

Estiveram presentes na reunião além do prefeito, o vice-prefeito, Abner Dillmann, os secretários municipais Diego Garcia, Especial da Mulher, Trabalho e Desenvolvimento Social, e Cristiane Cunha, da Administração e Planejamento, e representantes do CIEE Camaquã, das empresas e da Promotoria da Infância e da Juventude.

Autor: Tarso Ribeiro - Ascom Prefeitura de Camaquã