11 MAR 2022
SMICS
20 anos sem Luiz Carlos Barbosa Lessa
Memorial Barbosa Lessa será reformulado em homenagem ao escritor

Há 20 anos, em 11 de março de 2002, Camaquã e os gaúchos se despediam de uma das personalidades mais brilhantes do Rio Grande do Sul, o escritor, folclorista e músico, Luiz Carlos Barbosa Lessa.

Em sua trajetória no cultivo às tradições e costumes gaúchos, Barbosa Lessa nos deixou um legado que parte da criação do CTG 35, perpassa letras musicais e culmina na publicação de diversos livros abordando os costumes gaúchos, tendo sua obra “Os Guaxos” sido premiada em 1959 pela Academia Brasileira de Letras.

Barbosa Lessa dentre suas tantas contribuições para o tradicionalismo gaúcho, também foi o criador do Hino tradicionalista onde, homenageia os hábitos e costumes que construíram a identidade do povo gaúcho.

Neste ano, para homenagear a memória e o legado de Luiz Carlos Barbosa Lessa, a Secretaria do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo, está reformulando e organizando o Novo Memorial Barbosa Lessa, (sem data para inauguração), como forma de prestar mais uma homenagem a este grande vulto da História Gaúcha. O memorial contará com a reprodução da sala, da cozinha e do quarto de Barbosa Lessa, que decoravam a sua casa no Sítio Água Grande, sua residência aqui no município de Camaquã.

O Governo Municipal manifesta a sua gratidão e admiração pela grandiloquente herança deixada nos mais diversos meios artísticos por este cidadão piratinense que adotou Camaquã como sua cidade do coração.

Autor: Assessoria de Imprensa