05 ABR 2022
Direto de Portugal: Filho do ex-prefeito Olavo Moraes visita Camaquã
Apio Cláudio Moraes recebeu do prefeito Ivo a garantia da reforma do túmulo do pai.

Uma visita histórica ocorreu na última semana em Camaquã. Após 74 anos e vindo diretamente de Portugal, o filho do ex-prefeito Olavo Moraes esteve na cidade e foi recebido pelo prefeito Ivo de Lima Ferreira no Paço Municipal. Durante o encontro, Apio Cláudio Moraes foi acompanhado do pesquisador e historiador camaquense, Roberto Stepanski.

O momento foi repleto de histórias e lembranças sobre fatos históricos do município e da vida do ex-prefeito Olavo Moraes. Alguns livros históricos com informações sobre Olavo e fotos dele foram mostradas ao prefeito Ivo. O ex-chefe do executivo camaquense foi um dos pioneiros na elaboração e construção de importantes obras de ruas no município, abrindo ou ampliando várias vias da cidade. Outro importante e lembrado feito de Moraes foi ter iniciado os festejos do centenário do município no ano de 1950.

No encontro, Apio contou que devido à profissão como piloto de avião, morou em vários lugares do Brasil até ser contratado para trabalhar numa companhia área portuguesa. O que fez com que ele se mudasse para o país europeu e ficasse mais de 50 anos sem contato com uma irmã que tinha em Camaquã.

O reencontro ocorreu graças ao intermédio do historiador Roberto Stepanski, que conseguiu descobrir que a irmã de Apio estava morando na Bahia há muitos anos. Foi no estado do nordeste que os irmãos puderam se reencontrar após tanto tempo.

Na visita ao prefeito Ivo, Apio, que fará 90 anos no próximo dia 9 de abril, divulgou o desejo de ver restaurado o túmulo do pai que prestou relevantes serviços ao município. Em resposta, Ivo garantiu que o túmulo será reformado e será realizada uma homenagem póstuma ao ex-prefeito com uma placa no local.

Autor: Tarso Ribeiro - Ascom Prefeitura de Camaquã