05 ABR 2022
SMICS
Prefeito Ivo de Lima Ferreira é finalista do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022
O Prefeito é finalista na categoria Sala do Empreendedor

O prefeito municipal de Camaquã Ivo de Lima Ferreira através da Secretaria do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo, está concorrendo na final do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022, na categoria Sala do Empreendedor. A iniciativa reconhece prefeitos que implementam projetos com resultados comprovados que estimulem o desenvolvimento, formalização e competitividade dos pequenos negócios, com base na Lei de Liberdade Econômica, Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), trabalhando de forma efetiva no crescimento do município.

A premiação conta com 12 categorias distribuídas em etapas nacionais e estaduais, a inscrição conta com várias comprovações dos trabalhos realizados pela Sala do Empreendedor da Secretaria do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo. A premiação está prevista para ser realizada de 18 até 29 de abril.

Desde 2016 já foram formalizados mais de 11 mil MEI’S através da Sala do Empreendedor, sendo que atualmente Camaquã conta com 7.200 empresas ativas entre as diversas categorias e atividades. A Sala do Empreendedor tem realizado diversos cursos e capacitações para os empresários locais, em 2021 foram 7 capacitações em parceria com o Sebrae e entidades locais, no mesmo ano foram realizados missões empresariais para ambientes de inovação e feiras de negócios e desenvolvimento, com o objetivo de aproximar o empresário local aos grandes players de mercados, a SMDICT em parceria com o Sebrae tem trabalhado com desenvolvimento local deste empreendedores para que possam crescer e fomentar a economia Camaquense.

‘‘Não medimos esforços para qualificarmos nosso atendimento’’. A frase do titular da Secretaria do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo de Camaquã, Clayton Dworzecki, resume bem a visão do Poder Público local em relação ao fortalecimento dos negócios do município. Por meio de uma permanente sinergia junto ao Sebrae RS, parceiro com o qual desenvolve o Programa Cidade Empreendedora desde 2020, a cidade teve em 2021 um ano simbólico com conquistas relevantes, como a certificação Diamante da Sala do Empreendedor do município.

Atualmente, o Rio Grande do Sul possui 146 Salas que são responsáveis pelo atendimento de aproximadamente 73% das MPES gaúchas. O selo conquistado em outubro durante a 30ª Mercopar, maior feira de inovação e negócios da América Latina, em Caxias do Sul, colocou Camaquã no seleto grupo de 22 municípios gaúchos detentores da mais alta distinção concedida pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e o Sebrae RS.

Ações realizadas em 2021 de fomento ao empreendedorismo:

Pensando na comodidade e facilidade para o atendimento dos munícipes e empresários, em outubro de 2021 houve a unificação dos setores de serviços no mesmo local, o que antes era realizado em ambientes distintos. Atualmente, o administrativo da SMDICT, Sala do Empreendedor, Junta Comercial, e Agência da Receita Federal estão locados em um único prédio, dessa maneira, o cidadão poderá resolver suas pendências em um único lugar.

Além disso, o executivo municipal vem trabalhando no fortalecimento das parcerias entre a quádrupla hélice, que são o poder público, entidades de classe, instituições acadêmicas, e membros da sociedade civil organizada, a fim de fortalecer o ecossistema empreendedor do município e região, junto com isso o Secretário do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo Clayton Dworzecki vem realizando diversas atividades de fomento a geração de renda e emprego, capacitações e a qualificação da mão de obra dos munícipes.

Entre as atividades que foram entregues em 2021 foi a realização da 1ª Semana Global do Empreendedorismo, uma ação que é realizada a nível mundial, a fim de trazer cases de sucesso, cursos, workshops, despertar e fortalecer o empreendedorismo, a SMDICT também assinou junto a ONU o termo de compromisso com as 17 ODS e apoio aos 10 princípios universais da Declaração Universal dos Direitos Humanos, com este termos, Camaquã se torna a 1º cidade do RS a assinar este termos de compromisso com a agenda 2030 da ONU.

Além disso, a aprovação da Lei de Liberdade Econômica também demonstra o resultado do trabalho desenvolvido ao avanço do empreendedorismo Camaquense. A participação no Prêmio serve para ressaltar os trabalhos, compromissos e inovações da Sala do Empreendedor na Secretaria do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo, além do empenho do executivo no auxílio aos empresários Camaquenses para concretizar o desenvolvimento e avanço econômico do município.
Autor: Ascom Prefeitura de Camaquã