Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Camaquã - RS
Acompanhe-nos:
Rede Social Twitter
Rede Social Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
ABR
14
14 ABR 2022
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
EDUCAÇÃO
SAÚDE
Caica promoveu atividade alusiva ao mês de Conscientização do Autismo
enviar para um amigo
receba notícias
Encontro teve palestras de especialistas no tema e pais de autistas no teatro do IFsul.
 
O Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente de Camaquã, o Caica, promoveu, na quarta-feira (13), durante a tarde, uma atividade alusiva ao mês de Conscientização do Autismo. O evento contou com palestras de especialistas no tema e pais de autistas no teatro do IFsul Camaquã.

A abertura da tarde de reflexão sobre o autismo teve a apresentação da peça “A arca de Noé”, que contou com a participação de crianças autistas atendidas pela neuropsicopedagoga, Carla Julimar. A peça encantou os presentes pela organização e desenvoltura das crianças.

Na sequência, a palestra “O aprendizado no autismo é diário” foi conduzida pela mãe e professora, Jiliane Garcia. O momento foi um relato emocionado do cotidiano familiar desde a investigação, diagnóstico e desenvolvimento da criança autista em todos os ambientes, ressaltando a importância da parceria com os terapeutas, a escola e a família.

A também mãe de autista, Elisa Biesibetti, foi responsável pela segunda palestra da tarde. Ela também destacou sobre a importância da parceria entre família e escola, com base na história de desenvolvimento do filho, Leonardo, desde o ingresso na escola até os dias atuais, abordando as vitórias e dificuldades do processo de aprendizagem e adaptação escolar.

A psicóloga do centro de atendimento de Dom Feliciano, Cíntia Araújo, falou sobre os desafios do processo inclusivo. Na sua palestra ela descreveu a importância dos atendimentos clínicos e pedagógicos, da necessidade da formação e atualização constante dos profissionais e especialmente da empatia e acolhimento no trabalho de atendimento as crianças autistas.

Já a técnica de Relation Play, foi apresentada pela neuropsicopedagoga, Carla Julimar. Nesta técnica ela dá sugestões de atividades que poderão ser realizadas pelas famílias, professores e terapeutas visando estimular a interação social, comunicação e desenvolvimento motor das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A organizadora do evento e coordenadora do Caica, Fátima Silveira, falou da importância de momentos de reflexão sobre o tema. Fátima ela agradeceu pela contribuição dos presentes e reforçou “a necessidade de pausas como a do dia de hoje para aproximar famílias, escolas e terapeutas e benefício do pleno desenvolvimento das crianças”.
Autor: Tarso Ribeiro - Ascom Prefeitura de Camaquã
Seta
Versão do Sistema: 3.2.3 - 06/06/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia