Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Camaquã - RS
Acompanhe-nos:
Rede Social Twitter
Rede Social Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
MAI
05
05 MAI 2022
ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO
GABINETE
INFRAESTRUTURA
MEIO AMBIENTE
SMICS
Relatório final do estudo hidrológico município é apresentado em Camaquã
enviar para um amigo
receba notícias
Plano de Gerenciamento de Águas foi detalhado pela empresa ROOS Consultoria Ambiental.
 
Na quarta-feira (4), foi apresentado o relatório final do estudo hidrológico de Camaquã à comunidade no auditório da Secretaria da Educação e Desporto. A partir do estudo hidrológico foi elaborado o Plano de Gerenciamento de Águas de Camaquã que servirá como norteador das ações a serem tomadas para resolver problemas de alagamentos em toda a cidade.

A abertura dos trabalhos foi realizada pelo prefeito, Ivo de Lima Ferreira, e pelo secretário Especial de Governo, Rafael de Moura. Ivo e Rafael destacaram em suas falas que a realização do estudo hidrológico é uma iniciativa do Executivo Municipal buscando dar embasamento técnico para futuras buscas de recursos financeiros para grandes obras de drenagem no município. A condução da apresentação ficou sob a responsabilidade do engenheiro geólogo, Luis Frizzo, do biólogo, Jeferson Rosa, do hidrólogo, Silvio Scartazini, do engenheiro de minas, Gustavo Tomasi, e do advogado especialista em questões ambientais, Flávio Barbosa, todos representantes da empresa ROOS.

O Plano de Gerenciamento de Águas vai abranger foi dividido em pelas áreas: politico-institucional, sistêmica, sustentabilidade, manutenção constante e controle do escoamento. De início, os representantes da ROOS caracterizaram os problemas recorrentes de enchentes e alagamentos, e destacaram que eram causados principalmente pela ocupação desordenada do território do município.

Também foram apresentados os principais pontos de risco de alagamento no município na atual conjuntura hídrica de Camaquã.

A empresa também realizou uma avaliação de todo o sistema de drenagem do município. Os palestrantes apontaram que hoje o município trabalha com um sistema de drenagem formado apenas com canais/drenos.

A partir dessa avaliação, a ROOS apresentou algumas soluções para que o município consiga evitar os problemas com alagamentos e os riscos em casos de enchentes. Os especialistas apontaram dois caminhos divididos em projetos de drenos capazes de suportar chuvas de 10 e 25 anos, porém agregaram a este sistema bacias de detenção, o que elevaria a capacidade de suportar o volume de chuvas maiores de até 100 anos.

Além disso, os especialistas ressaltaram que as regras de funcionamento correto do sistema dependem da manutenção dos escoadouros, da educação ambiental e de sempre utilizar a natureza a seu favor.

Com a entrega do estudo hidrológico apontando os gargalos existentes e as soluções para os mesmos, o Poder Público poderá atuar de maneira mais efetiva na resolução dos problemas de alagamentos existentes no município e na prevenção aos riscos em casos de enchentes.
Autor: Tarso Ribeiro - Ascom Prefeitura de Camaquã
Seta
Versão do Sistema: 3.2.3 - 06/06/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia