26 MAI 2022
GABINETE
Executivo Municipal realiza reunião sobre projeto de Cadastro de Marcas Identificadoras de animais
Iniciativa prevê a criação de um banco de dados de marcas para combater o abigeato em Camaquã.

O Executivo Municipal de Camaquã realizou, na manhã desta quinta-feira (26), uma reunião para tratar sobre o projeto que cria a Política Municipal de auxílio ao Combate Abigeato por meio do fortalecimento do registro de propriedade dos criadores e pecuaristas em relação aos seus rebanhos.  O projeto prevê a criação de um sistema de marcas, acessível por aplicativo de celular a órgãos de segurança, para combater o roubo de gado. O projeto foi construído pelo Executivo e Legislativo.

A partir da aprovação e implantação do banco de dados de marcas e sinais, os órgãos de segurança poderão realizar a consulta remota em busca de eventuais inconsistências, prevenindo casos de abigeato e outras irregularidades.

Estiveram presentes na reunião o Prefeito Ivo de Lima Ferreira, o Vice-prefeito Abner Dillmann, o procurador do Município, Fabiano Ribeiro, o secretário da Agricultura e Abastecimento, Sergiomar Cardoso, o coordenador político, Alex Petroman, o vereador e presidente do Legislativo camaquense, Vinícius Araújo, o vereador Vitor Azambuja, o presidente do Sindicato Rural de Camaquã e Arambaré, Paulo Grebbler, e policiais da Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab).

O Prefeito Ivo destacou a necessidade de haver uma atualização das marcas e sinais registradas no município para garantir mais segurança aos proprietários e criadores. “Esse projeto foi possível graças a união de esforços do Executivo e Legislativo Municipal e os órgãos de segurança. É trabalhando em conjunto que vamos levar mais segurança à população do campo, ao nosso interior”, explicou Ivo.

Autor: Tarso Ribeiro - Ascom Prefeitura de Camaquã