01 JUN 2022
Prefeitura inaugura Unidade Básica de Saúde na Pacheca
Nova UBS 6º Distrito contará terá equipe com médico, enfermeiro e técnico em enfermagem para atendimentos.

A localidade da Pacheca conta com uma nova e primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) do interior para atender os moradores da região. A UBS 6º Distrito foi inaugurada, nesta terça-feira (31), em um espaço totalmente reformado e com equipe com atendimento de médico, enfermeiro e técnico em enfermagem.

Na cerimônia de inauguração da UBS participaram o Prefeito Ivo de Lima Ferreira, o Vice-prefeito Abner Dillmann, os secretários Renato Sanhudo, da Saúde, Rafael de Moura, Especial de Governo, Nelson Egon Geiger Filho, da Educação e Desporto, Diego Garcia, Especial da Mulher, do Trabalho e Desenvolvimento Social, a secretária adjunta da Saúde, Taísse Rössler, o vereador Daniel da Pacheca, além de representantes da comunidade e integrantes da equipe responsável pela unidade.

O atendimento na unidade ocorrerá de segunda a sexta com a equipe de saúde e mais uma servidora para atuar na manutenção do local. A equipe fará atendimento em todos os ciclos de vida desde bebês a idosos. Fará também acompanhamento de hipertensos e diabéticos, gestantes de baixo risco, puérperas (pós-parto até 45 dias), atendimento a bebês com puericultura, além dos outros atendimentos de rotina da Unidade.

O secretário Renato Sanhudo destaca que a ideia é ampliar os tipos de atendimentos na unidade. “Em breve serão implantados o atendimento de saúde mental, bem como uma equipe de apoio com atividade física, nutricionista, assistência social entre outros para a toda a comunidade da Pacheca”.

A solenidade de inauguração contou com atendimento especial na UBS com aplicação de vacinas para a comunidade. Também foram instalados pontos de atendimento da Rede de Atenção a Mulher (RAM), do Cadastro Único, e uma equipe da SMED também realizou um levantamento da Busca Ativa Escolar na comunidade para verificar quais estudantes se encontravam fora da escola. A Orquestra de Câmara Getúlio Vargas abrilhantou o evento com a apresentação musical.

O Prefeito Ivo destacou o quanto a sua gestão tem trabalhado para levar mais melhorias para toda a comunidade da Pacheca. “Nós estamos trabalhando pela comunidade com o carinho que ela merece, foi assim com a balsa nova e continua assim com a implantação da primeira UBS no interior do nosso município aqui na Pacheca”, ressaltou o prefeito.

O Vice-prefeito Abner comemorou a abertura do espaço, “a inauguração da UBS é o resultado do trabalho da atual administração em prol da comunidade. Que todos os moradores que serão atendidos nesta unidade se sintam acolhidos e que usufruam desta bela e moderna unidade. Um grande dia para os moradores da Várzea. O sonho foi realizado.”.
Autor: Tarso Ribeiro - Ascom Prefeitura de Camaquã