14 JUN 2022
EDUCAÇÃO
Equipes da SMED e professores visitam escolas referências em metodologia Montessoriana
Escola Casa Estrelinha do Mar de Capão da Canoa e Escola Constructor de Porto Alegre foram os destinos das comitivas.

Duas comitivas de professores e assessores da Secretaria Municipal da Educação e Desporto de Camaquã visitaram escolas que são referência em metodologia montessoriana no Rio Grande do Sul. Uma dos locais visitados foi a Escola Casa Estrelinha do Mar, na cidade de Capão da Canoa, e o outro local foi a Escola Constructor, na capital gaúcha, ambos no dia 9 de junho.

Em Porto Alegre, a comitiva camaquense contou com a presença das assessoras pedagógicas da SMED, Aniele Jass, Cristiane Lopes, Lilian Nunes e Rita Trapp, bem como da coordenadora pedagógica, Ariadne Arena Garcia Suris. A Escola Constructor é referência no sistema de educação Montessori há 33 anos. Durante a visita, a equipe diretiva da escola detalhou a rotina escolar, estratégias pedagógicas, além de realizarem uma visitação guiada pelos ambientes da escola.

Já na Escola Casa Estrelinha do Mar, em Capão da Canoa, a comitiva camaquense reuniu a equipe diretiva e os professores da EMEI Cypriano José Centeno e a secretária adjunta da SMED, Jaqueline Santos. A viagem de estudos dos professores camaquenses faz parte do Plano de Ação de Gestão Escolar da EMEI Cypriano, organizado pela diretora Onira Bittencourt. A visita buscou proporcionar ao grupo de professores maior conhecimento sobre a metodologia montessoriana desenvolvida na Escola Casa Estrelinha há 32 anos, com reconhecimento mundial. A comitiva camaquense foi recepcionada pela proprietária da escola, professora Carla Ramires.

Em Capão da Canoa, a diretora Carla e suas colaboradoras promoveram a formação do grupo com classe de observação sobre as práticas alinhadas ao método montessoriano.

Autor: Tarso Ribeiro - Ascom Prefeitura de Camaquã