21 JUN 2022
Camaquã chega a 49 focos do Aedes aegypti neste ano
Último boletim registrou 12 novos focos em 6 bairros.

O Centro de Vigilância em Saúde de Camaquã divulgou, na manhã desta terça-feira (21), um novo boletim informativo sobre a situação epidemiológica do mosquito aedes aegypt no município. Foram identificados 12 novos focos no novo ciclo, chegando a 49 focos do mosquito desde o início do ano.

Seis bairros registraram os novos focos do mosquito da dengue: Centro (4), Carvalho Bastos (2), Parque Residencial Arroio Duro (1), Dr. Rosinha/Cohab (1), Centenário (1) e Vila Nova (3). Além dos bairros citados, em 2022 foram encontrados focos também nos bairros Viégas, Dona Tereza e Olaria.

Durante o dia de ontem (20), os agentes de controle de endemias estiveram visitando todas várias residências para conscientização da população quanto aos riscos relacionados ao mosquito aedes aegypti e a necessidade cuidados preventivos para evitar focos do mosquito.

O Centro de Vigilância em Saúde ressalta que a população precisa estar atenta aos possíveis locais propícios à proliferação do mosquito da dengue e solicita à população que não deixe água parada nos pátios e nas residências.

Os depósitos preferencias para os ovos são recipientes domiciliares com água parada ou até na parede destes, mesmo quando secos. Os principais exemplos de locais são pneus, latas, vidros, cacos de garrafa, pratos de vasos, caixas d'água ou outros reservatórios mal tampados, entre outros.

Entre as medidas preventivas que cada pessoa pode fazer em casa estão:

- Manter tampada a caixa d’água, assim como tonéis ou latões que estejam expostos à chuva
- Guardar pneus velhos sob abrigos
- Não acumular água em vasos de plantas ou nos pratos onde ficam (cobrir com areia)
Autor: Tarso Ribeiro - Ascom Prefeitura de Camaquã