17 SET 2022
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
SAÚDE
Com presença da Secretária Estadual da Saúde e do Prefeito, APAE Camaquã se torna oficialmente centro de referência TEAcolhe
Na tarde desta sexta-feira (16) aconteceu na sede da APAE Camaquã o ato de lançamento oficial do programa TEAcolhe Camaquã.

A Apae Camaquã completou 50 anos de atuação neste 2022, e se tornou centro de referência regional do Programa de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEAcolhe). O programa TEAcolhe foi lançado em abril de 2021 pelo governo do Estado e tem como objetivo organizar e fortalecer as redes municipais de saúde, de educação e de assistência social no atendimento às pessoas com autismo e suas famílias.

A cerimônia realizada na instituição, com a presença da secretária da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, do Prefeito em exercício de Camaquã, Vinícios Araújo,  e outras autoridades municipais e estaduais, formalizou a abertura do Programa TEAcolhe do governo do Estado, transformando a APAE Camaquã em Centro Regional de Referência (CRR) em TEA, sendo referência para 20 municípios da região de saúde Carbonífera e Costa Doce: Arambaré, Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Butiá, Camaquã, Cerro Grande do Sul, Charqueadas, Chuvisca, Cristal, Dom Feliciano, Eldorado do Sul, General Câmara, Guaíba, Mariana Pimentel, Minas do Leão, São Jerônimo, Sentinela do Sul, Sertão Santana e Tapes.

O presidente da APAE, Francisco de Paula Paiva Delamare, falou sobre a importância do momento.

"Quando assumi a APAE em 2016, a maioria dos nossos atendimentos era em razão da síndrome de Down, hoje, seis anos depois, nossa realidade mudou, a maioria de nossos atendimentos estão relacionados ao Transtorno do Espectro Autista. Estamos muito felizes em poder se tornar centro de referência e atender e ajudar ainda mais nossos atendidos e famílias." salientou Delamare.

Arita Bergamnn, secretária da saúde do Estado, falou sobre a evolução da APAE Camaquã.

"Sou de São Lourenço do Sul e conheço desde 1983 a APAE Camaquã, essa instituição é uma verdadeira referência de estrutura e atendimento. Parabéns a toda diretoria e equipe da APAE Camaquã pelo serviço que aqui é entregue." afirmou a secretária.

Estiveram presentes no evento de lançamento, os secretários de Saúde de Camaquã e Cristal, Luciano Pereira Dias e Tiago Martins, a presidente da Câmara de Vereadores de Camaquã, Eva Rossi, o vice-presidente da Federação das APAES RS, Cláudio Rosa Cruz e diversas autoridades e técnicos da área da saúde, educação e assistência social de diversos municípios que compõem a região de referência do TEAcolhe Camaquã.
Autor: Ascom Prefeitura de Camaquã