Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Camaquã - RS
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Twitter
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
SET
30
30 SET 2022
SAÚDE
Hospital Nossa Senhora Aparecida terá dois ambulatórios de Oftalmologia como referência para as regiões Costa Doce e Carbonífera
enviar para um amigo
receba notícias
Assinatura dos contratos ocorreu, na manhã desta sexta-feira (30), com a presença da Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann.
 
Dois ambulatórios de especialidades em oftalmologia no Hospital Nossa Senhora Aparecida de Camaquã foram anunciados, nesta sexta-feira, (30/09), pela Secretária da Saúde, Arita Bergmann. O Governo do Estado vai destinar R$ 840 mil por ano para cada um dos ambulatórios, por meio do Programa Assistir, e os novos serviços funcionarão como referência para as regiões Costa Doce e Carbonífera do Estado. Estão previstas 240 consultas e 100 cirurgias mensais e a previsão de início das atividades é para a segunda quinzena de outubro.
 
Um dos ambulatórios será direcionado para atendimento de pacientes com Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), um agravo que afeta a população idosa, levando à perda progressiva da visão.
 
"Esta é uma demanda histórica nesta região e 19 municípios serão referenciados para estes novos ambulatórios", afirmou a secretária Arita. Ela ressaltou a importância de serviços para essa área. "Nós ampliamos muito a capacidade de atendimento com a implementação do programa Assistir e resolvemos este problema crônico". Camaquã é o sexto município a ser contemplado com ambulatórios do Programa Assistir em todo o Estado.
 
O diretor médico do Grupo Oftalmo Pampa, Marcelo Teixeira, responsável pelo novo serviço no HNSA, explica que essa doença que acomete rapidamente a visão, degenera a retina e se não tratada com brevidade o paciente não tem chance de melhora. "Essa agilidade com que o Estado criou o serviço que vai proporcionar um atendimento em todas as etapas é sensacional para o paciente", comemorou o médico. "O paciente atendido já poderá, através da logística do próprio ambulatório, ser tratado em um prazo de cinco a 10 dias", concluiu.
 
Também participaram do anúncio, o diretor-presidente do hospital, Márcio Silva, e o secretário municipal da Saúde, Luciano Dias, representando o Prefeito Ivo de Lima Ferreira.
 
Unidade de Saúde
 
A equipe da Unidade Básica de Saúde Dr. Paulo Cardoso Dora (Carvalho Bastos), Integrante da Rede Bem Cuidar (RBC-RS), recebeu jaquetas e coletes de identificação para as atividades na atenção primária à saúde em Camaquã. A RBC/RS é uma estratégia que busca qualificar as ações de saúde prestadas à população, a partir de um olhar atento às suas necessidades. O processo se dá de forma dialogada com a comunidade atendida pela equipe Bem Cuidar visando à prevenção e promoção da saúde, com foco no envelhecimento saudável.
Autor: Ascom Prefeitura de Camaquã
Seta
Versão do Sistema: 3.2.8 - 16/11/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia