04 OUT 2022
SAÚDE
Outubro Rosa: Prefeitura promove Dias D de prevenção à saúde da mulher aos sábados
UBSs realizarão exames preventivos de pré-câncer e avaliação das mamas.

A Prefeitura de Camaquã, através da Secretaria Municipal da Saúde, irá promover uma campanha de prevenção à saúde das mulheres ao longo do mês Outubro Rosa. Serão realizados Dias D de prevenção à saúde da mulher em três sábados durante este mês.

A campanha é destinada a mulheres de 25 a 64 anos que poderão procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) da sua região para realizar exames preventivos de pré-câncer e avaliação das mamas.
Cada UBSs estará aberta em um dos sábados programado para a campanha, mas o horário de funcionamento será igual em todos os dias, das 9h30min às 17h. Confira o cronograma de cada UBS:

15 de outubro – UBSs Dona Teresa, Santa Marta, Paulo Cardoso Dora (Carvalho Bastos)

22 de outubro – UBSs Viégas (Centro Social Urbano), Cohab, Flávio Molon e Centro

29 de outubro – UBSs Pacheca, Washington Brose (Três Bairros), Getúlio Vargas e EAP Interior/Telmo Marder

O Secretário Luciano Dias explica que todas as unidades de saúde do município atuam na campanha. "Estamos abertos para receber as mulheres e responder a qualquer tipo de dúvida sobre a doença. Se percebeu algo diferente, não hesite em procurar uma UBS ou a Secretaria ", disse Luciano, alertando para o diagnóstico precoce da doença, que aumenta as chances de cura.

O Prefeito Ivo salientou essas ações que o município vem adotando para prevenir a doença. "As ações que estão sendo realizadas no município refletem a nossa preocupação em oferecer cada vez mais possibilidades de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero. E é muito importante engajar a população nessa causa, levando informação e promovendo atividades de orientação", disse o prefeito.

Autor: Tarso Ribeiro - Ascom Prefeitura de Camaquã