07 OUT 2022
ENART ocorre neste final de semana em Camaquã
3ª etapa do inter-regional deve atrair mais de cinco mil visitantes nos dois dias de apresentações.

Ocorre neste final de semana, dias 8 e 9 de outubro, em Camaquã a 3ª etapa do inter-regional do ENART (Encontro de Artes e Tradição Gaúcha). O tema desta etapa é “A Terra Farroupilha te espera” e as apresentações ocorrerão em dois locais, no Ginásio Municipal de Esportes e no IFSul Campus Camaquã.

O início das atividades está programado para às 8 horas de sábado nos palcos localizados no IFSul, com as classificatórias das categorias declamação, dança e intérprete solista. A abertura oficial da etapa ocorre às 13h30min, no Ginásio Municipal de Esportes. Já no domingo, ocorrem as finais de cada categoria a partir das 8h30min tanto no IFSul quanto no Ginásio.

A 3ª etapa do inter-regional do ENART é promovida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), com realização da 16ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha. O evento ainda conta com o apoio da Prefeitura de Camaquã, através da Secretaria do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo e da Osirnet.

O evento, que é considerado a maior competição de arte amadora da América Latina, envolve competidores de todo o estado e espectadores de todo o mundo, considerando as transmissões realizadas pela internet. Estima-se haver mais de dois mil concorrentes por ano, somente na categoria de Danças Tradicionais e mais de 60 mil espectadores na fase final, que acontece em Santa Cruz do Sul. É de extrema importância para o estado, pois é o maior evento tradicionalista gaúcho.

A realização desta etapa em Camaquã faz parte da estratégia de atração de eventos por parte da SMDICT, considerando que o turismo de eventos tem forte impacto na economia local, movimentando a rede hoteleira, bares, restaurantes e os mais diversos tipos de serviços.

A expectativa é que durante a realização da etapa do ENART, o município receba mais de cinco mil visitantes, entre competidores e familiares, que sempre prestigiam a realização das etapas classificatórias.

RELAÇÃO DOS PALCOS

Palco 01 - Ginásio Municipal de Camaquã - Av. Ernani Silveira, 590 - Olaria
Palcos 02 ao 08 – IFSUL Camaquã - R. Ana Gonçalves da Silva, 901 - Olaria

PROGRAMAÇÃO 3ª INTER-REGIONAL

08 DE OUTUBRO DE 2022 - SÁBADO

08h – Palco 02 (Auditório) – Classificatória Declamação Feminina
08h30 – Palco 03 (Mini Auditório) – Classificatória Declamação Masculina
09h – Palco 04 (Quadra Coberta) - Classificatória Dança Gaúcha de Salão
09h – Palco 05 (Sala Modular) - Classificatória Intérprete Solista Vocal Feminino
09h30 – Palco 06 (Sala Convivência) - Classificatória Intérprete Solista Vocal Masculino
09h – Palco 01 – Sorteio das danças do 1º grupo de Danças Tradicionais Força B
09h20 - Palco 01 - Início Danças Tradicionais Força B
13H30 – PALCO 01 - ABERTURA OFICIAL
14h30 – Palco 08 (Saguão) - Classificatória Chula
14h30 – Palco 01 - Continuação Danças Tradicionais Força B
20h– Palco 07 - Reunião com instrutores para apresentação de proposta para criação do departamento de instrutores de danças. (Tradicionais, Chula, Danças Gaúchas de Salão)

09 DE OUTUBRO DE 2022 - DOMINGO

08h30 – Palco 02 – Final Declamação Feminina
09h – Palco 03 – Final Declamação Masculina
09h – Palco 04 - Final Dança Gaúcha de Salão
09h – Palco 07 – Gaita Piano
09h – Palco 05 - Final Intérp. Solista Vocal Feminino
09h30 – Palco 06 - Final Intérp. Solista Vocal Masc.
13h – Palco 07 – Causo
09h40 – Palco 01 - Sorteio das danças do 1º Grupo de Danças Tradicionais Força A
10h – Palco 01 - Início danças Força A sem pausa para almoço
10h – Palco 08 - Final Chula