04 JAN 2023
Secretaria Municipal de Saúde organiza 1° LIRA de 2023
As visitas do Levantamento de Índice Rápido ao Aedes aegypti iniciarão nesta quinta-feira (5).

Na semana de 05/01 a 23/01, estará sendo realizado o LIRA (Levantamento de Índice Rápido ao Aedes aegypti) no município. A atividadeconsiste em  realizar visitas em 31 bairros e 198 quarteirões.

Confira os bairros a serem visitados:

- Grupo 1
Bom Sucesso, Cohab, São Luis, Centro, Jardim, Oliveira, Residencial Arroio Duro, Siá Juliana, Lot Gal Ant Netto.

- Grupo 2
Olaria, Carvalho Bastos, Getúlio Vargas, Dona Tereza, São Pedro, São João, Centenário, São José, Jardim das Flores, Distrito Industrial, Ouro Verde, São Carlos.

- Grupo 3
Viegas, Gaúcho, Jardim do Forte, Santa Bárbara, Floresta, Santa Marta, Vila Nova, Cônego Luis Walter Hanquet, Hípico.

Vale destacar que as atividades estão previstas no Programa Nacional de Controle da Dengue como visitas aos imóveis, porém, é necessário a colaboração de toda a população no sentido de evitar água parada. O alerta é válido principalmente no verão, pois o Ciclo do Aedes aegypti é muito rápido.

Atenção para os cuidados:

- Mantenha caixas d`água sempre bem fechadas.
- Tambores e vasilhames para captação da água da chuva devem ser mantidos bem fechados e a água tratada com cloro.
- A água de piscinas deve ser mantida tratada. Caso esteja em desuso a piscina deve estar coberta, mas cuidar para que a água não fique parada em cima da lona.
- Guarde garrafas vazias com o gargalo para baixo.
- Não acumule água nos pratos dos vasos de plantas. Encha-os com areia.
- Guarde pneus velhos em local coberto.
- Remova folhas, galhos e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas.
- Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje, lonas e plásticos utilizados para cobrir lenha e outro materiais
- Limpar os bebedouros de animais a cada 2 dias, passando uma esponja ao redor, porque é nas bordas que o mosquito deposita seus ovos.
- Observar as bromélias se tiver acúmulo de água e larvas, o ideal seria eliminar.
- Coloque o lixo em sacos plásticos e lixeiras bem fechadas. Respeitando os dias e horários de coleta.

Autor: Isabelli Rodrigues - Ascom Prefeitura de Camaquã