11 JAN 2023
4ª Mostra da Viticultura ocorre dias 27 e 28 de janeiro
Evento é um grande incentivo para os produtores de uva e seus derivados.

A Mostra da Viticultura chega a sua 4ª edição neste ano de 2023. O evento voltado aos produtores de uva e seus derivados ocorrerá nos dias 27 e 28 de janeiro, na Praça Zeca Netto.

A 4ª Mostra da Viticultura é realizada pela Prefeitura de Camaquã, através da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, em parceria com Afubra, Sebrae, Emater, Sebrae, Sicredi e a Secretaria do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo de Camaquã.

A expectativa para a edição deste ano é que a comercialização da fruta in natura e dos produtos derivados da uva supere a última edição.

A região de Camaquã possui cerca de 10 produtores de uva, os quais produzem a uva Bordô (suco e consumo in natura), Niágara Branca e Niágara Rosa (consumo in natura), estas são as variedades que mais se adaptaram a região, com uma área total de parreiras de 5,3 hectares.

A 4ª Mostra da Viticultura de Camaquã terá a participação de produtores que estarão expondo as variedades de uva produzidas na região, como também comercializando sucos, vinhos, geleias e cucas.

O secretário da Agricultura e Abastecimento, Gildo Silva, explica que “é fundamental para estes produtores este tipo de incentivo dado pelo Governo Municipal para fomentar o comércio tanto da fruta quando dos seus derivados”. Gildo ainda destacou que esta iniciativa busca mostrar o potencial deste cultivo e dos produtos de alta qualidade da nossa região.