15 FEV 2023
Camaquã começa a aplicar vacina bivalente contra Covid-19 nesta quarta

As primeiras doses serão destinadas exclusivamente às Instituições de Longa e Serviço de Acolhimento Institucional para Pessoas com Deficiência SAI-PCD (Casa Lar).

A Secretaria Municipal de Saúde de Camaquã inicia o processo de imunização contra Covid-19 com a vacina bivalente hoje, quarta-feira (15). A primeira remessa de 66 doses do imunizante da Pfizer foi recebida nesta terça-feira (14).  Mais doses devem ser recebidas nesta sexta-feira. As primeiras doses serão destinadas exclusivamente ao público residente e trabalhadores de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) e Serviço de Acolhimento Institucional para Pessoas com Deficiência SAI-PCD (Casa Lar).

O atendimento dos públicos definidos como prioritários pelo Ministério da Saúde (MS) será realizado de forma sequencial, mediante recebimento de doses da vacina. Após a imunização de todos do público prioritário, o calendário com o cronograma de vacinação dos demais públicos será divulgado. A estimativa é de que a vacina esteja disponível para idosos, acamados e deficientes físicos a partir do dia 27 de fevereiro nos Postos de Saúde Três Bairros, Carvalho Bastos, Telmo Marder e Viégas.

Público prioritário - Resolução da Comissão Intergestores Bipartite do RS (CIB/RS) definiu que o primeiro público a ser atendido serão residentes e trabalhadores de ILPI. Na sequência, de acordo com disponibilidade de vacinas, serão imunizados com a vacina bivalente pessoas com 70 anos ou mais, imunocomprometidas, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
Na fase 2, estão as pessoas de 60 a 69 anos; na fase 3, as gestantes e puérperas; na fase 4, os trabalhadores da saúde e, na fase 5, as pessoas com deficiência permanente. Ainda não há cronograma anunciado para outros públicos.

Pré-requisitos - Para receber a dose bivalente, a pessoa deve ter concluído o esquema primário com a vacina monovalente. No caso da vacina Janssen, também será necessário ter um reforço (dose única + uma dose de reforço). No caso das vacinas Pfizer, Astrazeneca ou Coronavac, duas doses e reforços, se houver administração. O intervalo mínimo entre a segunda dose da vacina monovalente (esquema primário ou reforços) e a bivalente deve ser de quatro meses.

Pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para as doses de reforço de vacinas bivalentes e que não iniciaram a vacinação ou que estão com o esquema de duas doses monovalente incompleto, deverão completar o esquema vacinal já preconizado com as vacinas Covid-19 monovalentes. De acordo com o MS, a dose de reforço para pessoas que não estão no grupo prioritário será realizada com a vacina monovalente disponível no momento, conforme a recomendação vigente do Programa Nacional de Imunizações.

Autor: Isabelli Rodrigues - Ascom Prefeitura de Camaquã