23 FEV 2023
Executivo se reúne com Simuca para tratar da reforma da previdência
Executivo se reúne com Simuca para tratar da reforma da previdência

Encontro com representantes do sindicato ocorreu na manhã desta quinta-feira (23).

Na manhã desta quinta-feira (23), o Executivo Municipal esteve reunido com o Sindicato dos Municipários de Camaquã, o Simuca, para tratar do projeto da reforma da previdência dos servidores municipais.

O encontro ocorreu na sede do sindicato com a presença da comitiva do executivo composta pelo Vice-Prefeito, Abner Dillmann, o procurador-chefe do município, Fabiano Ribeiro, o secretário em exercício da Fazenda, Júlio Tavares, e o secretário Especial de Governo, Rafael de Moura. Representando o Sindicato estava a presidente Carla Simone de Oliveira Blaskowski e demais dirigentes, os componentes da comissão composta pelo sindicato para tratar do projeto da reforma e também a assessoria jurídica da entidade.

Durante toda a manhã foram apresentados os principais pontos do projeto e a necessidade da reforma para garantir a sustentabilidade financeira do FAPS. A comitiva do Executivo respondeu todos os questionamentos realizados pelos presentes no encontro e elucidou algumas dúvidas que surgiram.

A comitiva do Executivo ressaltou que o Município sempre estará aberto ao diálogo com os servidores e os representantes dos servidores, como o Simuca, e que está disponível para sanar qualquer dúvida sobre a proposta para qualquer pessoa.

ENTENDA O PROJETO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

A proposta foi apresentada devida a necessidade de mudanças no Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor (FAPS), que é o regime de previdência próprio do Município e possui um déficit atuarial superior a R$ 589 milhões de reais acumulados ao longo dos últimos 30 anos.

Hoje, o Município repassa ao FAPS uma alíquota efetiva de 57,34% (20,11% patronal + 32,07% passivo atuarial + 5,16% de parcelamentos). Neste ano, o valor estimado que será repassado pela Prefeitura ao FAPS vai superar a casa dos R$ 21 milhões. Para 2023, caso nenhuma medida venha a ser tomada, a previsão é de que o valor seja R$ 10 milhões maior do que neste ano, passando dos R$ 31 milhões, só para a Administração Direta. Caso não haja uma solução efetiva, a partir de 2025, o caixa do Município ficará inviabilizado para, inclusive, suprir necessidades básicas da população, realizar investimentos em infraestrutura, educação e saúde, bem como repor a inflação para os servidores.

Com a proposta do governo, quem ganha menos passará a pagar menos e quem ganha mais passará a pagar mais. Assim, para quase 80% dos servidores ativos não haverá aumento ou haverá diminuição no valor de contribuição previdenciária que pagam hoje. Ou seja, o ponto de equilíbrio será para quem ganha até R$ 3.939,00, que passará a ter uma contribuição igual ou inferior aos 14% descontados pelo FAPS atualmente.

A Prefeitura contratou a empresa Lumens Assessoria e Consultoria Atuarial para prestação de serviços técnicos e orientação nas adequações necessárias para equacionar o déficit do regime de Previdência.

“Nós sabemos que este é um projeto que delicado e que ninguém gostaria de apresentar, mas é algo inadiável, pois irá comprometer as contas do município não para a minha gestão, mas para as próximas gestões independentemente de quem irá chefiar o nosso município. O que gestores anteriores fizeram de deixar uma alíquota suplementar que é uma dívida que consome mais de R$ 18 milhões por ano dos recursos do município, valor que poderia ser aplicado na melhoria dos serviços públicos, não é o que a nossa gestão quer deixar para as próximas”, declarou o Prefeito Ivo de Lima Ferreira.

IDADE MÍNIMA E TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

A proposta também prevê a idade 62 anos para mulher e 65 para homem com 30 anos de contribuição, se mulher, e, 35, se homem. No caso dos professores a idade mínima será reduzida em 5 anos, bem como o tempo de contribuição.

REGRAS ESPECIAIS DE TRANSIÇÃO

Haverá também regras especiais de transição que seguirão os modelos de pontuação estabelecidos pela legislação federal.

O QUE CONTARÁ PARA A BASE DE CONTRIBUIÇÃO?

É importante ressaltar que para saber qual é a sua base de contribuição devem ser excluídos os valores correspondentes às horas-extras, comissões e diárias do seu salário bruto. As parcelas incorporadas como CRET e FG serão contabilizadas obrigatoriamente para base de contribuição.
Já os servidores que têm CRET e FG não incorporados poderão optar por contribuir ou não sobre essas parcelas não incorporadas.

COMO FICARÁ A CONTRIBUIÇÃO?

Haverá isenção de contribuição, até o valor de R$ 2.424,00 para todos os aposentados e pensionistas. Para quem recebe valores acima de R$ 2.424,00, as alíquotas de contribuição são progressivas (17%, 18%, 20%, 21% e 22%).

Para quem tem mais de uma matrícula, a isenção até R$ 2.424,00 é para cada matrícula.

CONFIRA A TABELA PARA SERVIDORES INATIVOS E PENSIONISTAS:

Já para os servidores ativos, as alíquotas de contribuição também são progressivas (12%, 17%, 18%, 20%, 21% e 22%).

CONFIRA A TABELA PARA SERVIDORES ATIVOS:

SIMULAÇÕES PARA INATIVOS E PENSIONISTAS

Autor: Tarso Ribeiro - Ascom Prefeitura de Camaquã