10 MAR 2023
SAÚDE
Banco de Sangue de Camaquã precisa com urgência reabastecer os tipos O+, O- e B-
 O atendimento acontece perante agendamento de segunda a sábado, junto ao Hospital Nossa Senhora Aparecida.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Agência de Coleta e Transfusão do HNSA, convida os camaquenses a se tornarem voluntários na doação de sangue. A campanha é permanente e visa o aumento do estoque de sangue do Hospital, garantindo a necessidade de reposição dos pacientes. No momento, o Banco de Sangue de Camaquã precisa com urgência reabastecer os tipos O+, O- e B-.

O voluntário deve ter entre 16 e 69 anos, desde que sua primeira doação tenha sido feita até os 60 anos de idade, ter estatura mínima de 1,50m e peso mínimo de 50kg. É importante estar em boas condições de saúde, ter tido pelo menos 6 horas de sono nas últimas 24h e estar bem alimentado (de 2 a 3 horas antes da doação), evitando alimentos gordurosos. Também é recomendado não fumar 2 horas antes da doação.

O doador segue as seguintes etapas: primeiro, o enfermeiro irá entrevistá-lo, para saber o seu estado de saúde. Depois, aproximadamente 450ml de sangue são coletados, inferior 10% do volume de sangue do doador. Na última etapa, uma pequena amostra do sangue seguirá para exames obrigatórios.

O atendimento acontece perante agendamento de segunda a sábado, junto ao Hospital Nossa Senhora Aparecida, na Rua Cristóvão Gomes de Andrade, 665, Centro. Os interessados podem agendar horários através do telefone (51) 3671-7969 ou (51) 3671-7900. A doação pode ocorrer das 7h às 18h de segunda a sexta, e das 7h às 12h aos sábados.

É necessário apresentar documento original com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, etc). Menores de 18 anos devem estar acompanhados de responsável legal, com documentos do doador e do responsável.

Confira os impedimentos temporários e definitivos no anexo abaixo.
Autor: Isabelli Rodrigues - Ascom Prefeitura de Camaqu