30 MAR 2023
XXV Semana da Poesia inicia nesta sexta-feira (31)
O evento irá até o dia 6 de abril.

A XXV Semana da Poesia, um dos mais longevos eventos literários da Região da Costa Doce, começará amanhã, no dia 31 de março, aniversário da CAPOCAM, e irá até o dia 6 de abril. A comemoração cultural é uma parceria entre a Casa do Poeta Camaquense, que está registrando 34 anos, a Associação Amigos da Água Grande e a Secretaria de Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo, com organização da Criarte Marketing & Eventos.
 A Semana da Poesia foi idealizada pelo poeta e pesquisador Catullo Fernandes. As ações culturais têm como objetivo incentivar a leitura, celebrar a poesia, além de abrir as festividades do aniversário de Camaquã, que nesta edição completa 159 anos. “É simplesmente mágico chegar a 25 anos de estrada. Nossa proposta sempre foi simples e objetiva: espalhar literatura em diferentes pontos da cidade”, ressalta Catullo.

Somente o projeto Poesia na Escola, já distribuiu mais de oito mil livros para bibliotecas escolares em Camaquã e Região.
Conforme a presidente Inez Ramos Crespo o lema desta edição – um pensamento da poeta goiana Cora Coralina, resume bem os propósitos da CAPOCAM: “O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes.”

Confira as atrações da Semana da Poesia:

Sexta-feira (31): Aniversário da CAPOCAM

Sábado (01): Caravana da Literatura da Academia de Letras do Brasil - Cafezinho Poético – Musical no Luau Chão de Estrelas (19h30 às 21h30) – Jantar dos Arteiros – Paeja Cultural com Manoel Camaquã a partir das 21h30. Local: Verdes Campos Lazer & Eventos.

Domingo (02): Tertúlia e Churrasco ao meio-dia no Verdes Campos Lazer & Eventos – A partir da 10h. Participação no Rock & Poesia, na Praça Zeca Netto às 15h.

Segunda-feira (03): Hora do Conto com a escritora Sônia Hoff, na EMEF Otto Laufer às 14h. Tribuna Democrática Popular na Câmara Municipal de Vereadores às 19h.

Terça-feira (04): Projeto “Poesia na Escola” – Visitação com entrega de livros e bate-papo com os autores na EMEF Otto Laufer às 10h30.

Quarta-feira (05): Projeto Estação Poesia “Folhas de Outono” – Lançamento da obra “Viver é uma constante Poesia” de Valdirene Cichocki, na Capocam, Praça Coronel Sylvio Luiz, às 19h.

Quinta-feira (06): Páscoa Poética – Projeto FusCultura, na Praça Zeca Netto, a partir das 9h.

Autor: Tarso Ribeiro - Ascom Prefeitura de Camaquã