31 MAR 2023
SAÚDE
Realização da 8ª Conferência da Saúde abordou garantia de direitos e o SUS durante atividades
A Conferência teve como tema: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã será outro dia”.

Nesta quinta-feira (30), foi realizada a 8ª Conferência Municipal da Saúde. O evento foi promovido em conjunto pelo Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal da Saúde, no auditório da Secretaria Especial da Mulher, do Trabalho e do Desenvolvimento Social (SEMTDS).

Nesta edição, a Conferência Municipal da Saúde teve como tema: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã será outro dia”.

A 8ª Conferência teve sua abertura feita sob as falas do secretário Especial de Governo, Rafael de Moura, a secretaria de Saúde, Taise Rössler, o vereador Antônio Altair (o “Neco”), a secretaria da Fazenda e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jane Beatriz do Couto, e o secretário Especial da Mulher, do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Diego Garcia. A abertura também contou com uma apresentação do coordenador da UPA 24 horas, Fabiano Medeiros.

Entre as atividades, foram realizadas a palestra do vereador e ex-secretário da Saúde, Luciano Pereira Dias, e do administrador do HNSA Marcelo, tendo como tema o Eixo III - Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia. Também foi realizada uma mesa redonda com a assistente social, Alessandra Blanck, a enfermeira, Fernanda Lemes, e a psicóloga, Crislene Pitana, abordando os temas do Eixo II - O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas e do Eixo IV - Amanhã será outro dia para todas as pessoas. Também ocorreu a palestra do médico da Equipe de Saúde da Família (ESF) Carvalho Bastos, Eduardo Amaral, com o Eixo I - O Brasil que temos. O Brasil que queremos.
Autor: Isabelly Rodrigues - Ascom Prefeitura de Camaquã