05 ABR 2023
Coleta seletiva está temporariamente suspensa
Materiais recicláveis serão recolhidos pela empresa responsável pela coleta de resíduos orgânicos.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Camaquã, em nome da Prefeitura Municipal, vem a público informar que o serviço de coleta seletiva de resíduos está temporariamente suspenso devido ao encerramento do contrato com a atual cooperativa responsável pela coleta e triagem do material, realizada com o apoio dos caminhões da prefeitura.

A Prefeitura de Camaquã sempre trabalhou arduamente na promoção de políticas públicas de gestão de resíduos sólidos, e a coleta seletiva é um desses pilares. Há anos, o município vem realizando ações que visam incentivar a separação de materiais recicláveis, com o objetivo de promover a destinação adequada desses resíduos e reduzir os impactos ambientais.

No entanto, a atual situação é fruto de problemas alheios à gestão municipal. Embora tenha sido lançado um processo licitatório para a contratação de uma nova cooperativa, nenhuma cooperativa participou do chamamento público. A Prefeitura de Camaquã, por sua vez, está priorizando a contratação de cooperativas por questões sociais, garantindo a inclusão social de catadores de materiais recicláveis e promovendo a geração de emprego e renda para a comunidade.

Enquanto busca novas alternativas para a gestão ambientalmente adequada dos resíduos no município, a Prefeitura de Camaquã, através das Secretarias Municipais do Meio Ambiente e da Infraestrutura, está acompanhando e apoiando o trabalho da atual cooperativa para a retirada de todo o material presente na central de triagem, a fim de organizá-la para o encerramento das atividades do atual contrato no local.

Infelizmente, o processo pode levar algum tempo, o que levará à interrupção temporária do serviço de coleta seletiva. Durante esse período, a empresa responsável pela coleta de resíduos orgânicos da cidade estará autorizada a recolher os materiais recicláveis, visando garantir a limpeza e a qualidade de vida da população de Camaquã.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Camaquã solicita a colaboração de todos os moradores da cidade na separação adequada dos materiais, armazenando os resíduos orgânicos e recicláveis em sacolas diferentes e destinando cada tipo de material de acordo com as orientações da empresa responsável pela coleta.

A Prefeitura de Camaquã segue comprometida com a promoção de políticas públicas sustentáveis e com a destinação adequada dos resíduos sólidos, buscando soluções viáveis e responsáveis para a gestão ambientalmente adequada desses materiais. Contamos com a compreensão e a colaboração de toda a população de Camaquã neste momento de transição.

Autor: Ascom Prefeitura de Camaquã