14 ABR 2023
Aprovado o Plano Municipal de Cultura de Camaquã
Votação ocorreu na última segunda-feira.

Aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei 1/2023 que cria o Plano Municipal de Cultura de Camaquã. O plano tem como objetivo auxiliar no planejamento e na execução da política cultural do município, através de investimentos no setor.

Alcançar esses objetivos da iniciativa será possível através do monitoramento do plano, que prevê o aumento gradativo de investimentos no setor, seja de forma direta por parte do município ou através da captação de recursos do Estado, da União e até mesmo junto à iniciativa privada.
A aprovação do plano possibilita que o município tenha o sistema de cultura completo, eis que já possuía o fundo e o conselho municipal de cultura e, agora, com a aprovação do plano, receberá a certificação por parte da Secretaria de Cultura do Estado, habilitando-se para receber verbas do Estado e da União em sua integralidade.

O secretário do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo, Clayton Dworzecki, destaca a “satisfação em poder contribuir na busca por melhorias no setor, considerando a importância que a cultura tem no processo de educação e formação dos indivíduos, garantindo que seja possível estimular a liberdade de expressão e o respeito à diversidade, primando pelo respeito e a inclusão sob as mais diversas formas, assim como estimulando a percepção da importância do coletivo em detrimento do individual, possibilitando que no futuro possamos incutir na personalidade das futuras gerações a importância de sempre prevalecer o respeito ao interesse coletivo, onde quem ganha somos todos, em todas as áreas, e o setor cultural tem um importante papel nesse sentido”.

O secretário Dworzecki também ressalta a importância do trabalho do Conselho Municipal de Políticas Culturais na construção do plano, assim como na construção do plano de ação que deverá ser elaborado no prazo de até 180 dias e, na execução do plano que tem um prazo previsto de 10 anos.

O projeto visa também fomentar a economia do município, a partir do fortalecimento da economia criativa, que ocorre a partir da profissionalização e formalização dos trabalhadores do setor cultural, com a geração de emprego e renda, o surgimento de novos empreendimentos.

Autor: Tarso Ribeiro - Ascom Prefeitura de Camaquã