Novo sistema de gestão pública será implantado no município e servidores receberão treinamento.
A Prefeitura de Camaquã e o Centro Administrativo estarão FECHADOS para ATENDIMENTO EXTERNO entre os dias 28 de abril e 5 de maio de 2023, devido a implementação do novo sistema de informatização. Quem precisar de atendimento deverá procurar pelo serviço que necessita até o dia 27 abril. No período de fechamento também não haverá atendimento telefônico.
Os munícipes que optarem por realizar o pagamento do IPTU no caixa da Prefeitura, que foi prorrogado até o dia 28 de abril, devem se atentar que os pagamentos só serão aceitos até o dia 27 de abril devido ao fechamento do prédio.
Os serviços de atendimento ao público retornam a partir do dia 8 de maio, sendo normalizados de maneira gradual.
A Prefeitura de Camaquã passará por um processo de modernização e transformação digital na gestão pública no município. A Prefeitura implantará a tecnologia de gestão cloud computing Atende.Net, desenvolvida pela IPM para uma gestão pautada em dados e holística.
No período em que a Prefeitura ficará fechada para atendimento externo, será realizada a migração dos dados para a tecnologia IPM, quando os servidores receberão treinamento para tirarem o máximo proveito da nova e moderna solução de gestão.
Essa modernização digital tem foco no cidadão. Por exemplo, os munícipes passarão a ter acesso a diversos serviços pelo autoatendimento on-line (Internet) 24h por dia, sem uso de papel nem filas ou deslocamentos até ao Paço Municipal.
Modernização digital atingirá diversos setores da prefeitura
O processo de modernização digital da gestão pública da Prefeitura de Camaquã inclui o Portal do Cidadão que, aos poucos, oferecerá diversos serviços para autoatendimento on-line. Por exemplo, será possível emitir e pagar guias (IPTU, ITBI, ISS, etc.), acompanhar processos digitais, entre outros, tudo pela Internet. O Município terá ainda um novo website, para disponibilização de notícias da gestão e avisos à comunidade. Também haverá um novo Portal da Transparência, para os munícipes acompanharem de perto a receita e os gastos públicos.
Inclusive, os cidadãos poderão acessar esses serviços por aplicativo de celular, a qualquer hora do dia, 7 dias por semana, eliminando a necessidade de deslocamentos e filas. Ou seja, essa modernização digital tem foco no cidadão, reduzindo a burocracia e dando agilidade nas rotinas internas para gerar facilidades no atendimento aos camaquenses.