Em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (8), no Salão Zilda Maria Azambuja, da Secretaria Municipal da Educação, foi empossado como novo presidente da Liga de Defesa Nacional – Núcleo Camaquã - o cirurgião dentista José Aldo da Rocha Filho. Ele assume a atribuição que era de responsabilidade do advogado e radialista Alvorino Osvaldt.
Participante do ato, o prefeito João Carlos Machado agradeceu a Osvaldt pelo tempo em que permaneceu à frente da Liga, que juntamente com a Secretaria Municipal da Educação, coordena as atividades cívicas municipais – entre as quais os Desfiles de Sete de Setembro. Ao todo, o advogado respondeu por nove anos pela Liga. O prefeito também fez um agradecimento a Rocha Filho pela pronta resposta ao convite.
Em sua fala, o agora ex-presidente reconheceu o apoio da comunidade, que segundo ele, “Sempre respondeu aos chamados cívicos, em especial prestigiando os nossos desfiles”. Ele também lembrou a parceria com os secretários municipais da educação, com professores e alunos. Ao se dirigir ao prefeito, disse que “o seu auto caráter de patriotismo o fez estar presente em todos os momentos em que a liga lhe chamou”. Depois, completou: “Um cidadão brasileiro que merece o nosso aplauso”.
Formado em odontologia pela UFPel, Rocha Filho, que esteve acompanhado pela esposa Bárbara na posse, coordena o Conselho Municipal de Saúde Bucal. Ao ser empossado, leu um discurso escrito no século 18, que ressalta a necessidade de os brasileiros valorizarem seus símbolos e sua história. Sua manifestação foi encerrada com uma citação a trecho de ensaio do líder americano dos direitos civis Martins Luther King (1929-1968): “O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons”.
Já João Carlos disse que Camaquã tem dado constantes demonstrações de civismo, o que aumenta, segundo ele, a responsabilidade de quem comanda a Liga, que para ele tem como função principal agregar entidades e pessoas.
Ano especial
Sobre os desfiles do ano do sesquicentenário camaquense, o prefeito pediu a todos o engajamento no sentido de fazer o melhor. “É um ano também em que o povo brasileiro deu incontáveis demonstrações de brasilidade, vibrando com a nossa Seleção, cantando o hino mesmo quando a música já tinha terminado nos estádios”.
Ele também falou na importância de deixar esse legado de respeito com a Pátria às crianças e jovens. “Eu fico muito tranquilo, pois esse processo (atividade) evolui aqui, à cada ano, fazendo de Camaquã uma terra de consciência e de amor à Pátria e isso contribui enormemente para que a nossa terra seja melhor para os nossos filhos”, concluiu.
Entre aqueles que prestigiaram a posse de Rocha Filho estiveram o presidente da Câmara de Vereadores, Ilson Meireles, o vereador Leomar Boeira, o vice-prefeito Paulo Mecca e a secretária Municipal da Educação, Jussara Jaquês, cuja equipe organizou a cerimônia. Também estiveram presentes a presidente do Conselho Municipal de educação, Edilamar leite, o presidente da Apae, Rudymar Rosales, diretores e professores de escolas municipais, estaduais e privadas, além dos secretários municipais Valter Luis de Barros, Maristela Monteiro, Elizete Peters, João Batista Caldasso, Zeca Dorneles e Marla Crespo.
______________
Outras imagens relacionadas a esta matéria estão disponíveis na nossa galeria de fotos:
Assessoria de Comunicação Social Governo Municipal
Texto e fotos: Alex Soares
(51)3671 7243
alex.soares@camaqua.rs.gov.com.br
Prefeitura Municipal de Camaquã
Avenida Olavo Moraes 869 – Centro
Camaquã/RS
(51) 3671 7200