25 JUN 2014
Multidão confraterniza e celebra o Padroeiro no ano do Sesquicentenário de Camaquã

“Viva São João Batista, viva os trabalhadores e trabalhadoras desta terra, viva as pessoas que nasceram em Camaquã e viva também as pessoas que vieram morar em Camaquã”. A saudação do sempre ativo padre José Inácio Messa, repetida por milhares de vozes presentes na Prainha, na úmida noite de 24 de junho, foi a senha para o momento mais aguardado da Festa do Padroeiro de Camaquã. Ato contínuo, o prefeito João Carlos Machado deu ignição ao show pirotécnico e ao acendimento da fogueira. Os 20 minutos de fogos fez com que as margens do lago artificial vizinho ao Arroio Duro ficassem tomadas pelos visitantes. Maravilhados pela beleza do colorido que espocava no céu, uns aplaudiam, outros registravam as cenas em câmeras portáteis e celulares. Todos gostaram.

A Festa de São João do Sesquicentenário fechou com uma ótima avaliação da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, promotora do evento. “É uma festa que envolve todos os camaquenses; ela celebra o que temos de melhor: a generosidade do nosso povo, o nosso crescimento como cidadãos e como município e é por isso temos esta atmosfera tão peculiar na nossa festa”, comemorou ao final do show de fogos a titular da SMCT, Marla Crespo. Ela agradeceu aos donos das 130 bancas organizadas na rua lateral da Prainha e ao público que desde as primeiras horas da tarde já prestigiava a ação. E se São João é o padroeiro, São Pedro é parceiro. O tempo nublado, registrado desde as primeiras horas da manhã, não atrapalhou. A estimativa de 20 mil pessoas – muitas de outras cidades - foi confirmada. A chuva só caiu cerca de uma hora após o encerramento da festa.

A apresentação dos alunos integrantes das quadrilhas das escolas municipais abriu a parte artística do evento, que teve shows locais com as músicas gauchescas de Cláudio Medeiros, de Luís Cláudio, que cantou as obras românticas de Roberto Carlos, além do Grupo Centenário, que fechou as atividades de palco, após os fogos. Entre as barracas, pessoas de todas as idades experimentavam os produtos, lanches e bebidas oferecidos. O quentão, como já é tradicional, foi o mais comercializado, mesmo que a temperatura estivesse alguns graus acima em relação aos anos anteriores. Já um pastel gigante, novidade disponibilizada este ano, esteve entre os mais vendidos entre os lanches e quitutes.

“Essa é uma festa especial, num ano especial e estamos muito felizes por tudo: pelo excelente público que veio aqui, hoje, e por tudo ter dado certo”, comentou o prefeito, ao enaltecer o trabalho da secretária Marla Crespo e agradecer aos servidores da pasta da Cultura e Turismo e também os dos demais setores que se envolveram na preparação do evento.

Futuro de conquistas

Durante a festa local mais tradicional, João Carlos aproveitou para falar sobre o atual estágio de Camaquã 150 anos após a sua fundação. Ele também projetou o futuro do município: “Com muito esforço de todos os camaquenses chegamos até aqui numa invejável posição de comunidade líder da sua região e gozamos de um ótimo conceito no estado e no país. Com essa nossa infinita capacidade de crescimento, tenho a convicção de que os próximos anos serão de inúmeras conquistas, de grandes investimentos aqui na nossa terra. Vamos sim colher o retorno que cada um de nós que vive aqui merece”, afirmou o prefeito ao ponderar que as futuras gerações camaquenses serão as mais beneficiadas.

___________________________________________

Outras imagens relacionadas a esta matéria estão disponíveis na nossa galeria de fotos:

Assessoria de Comunicação Social Governo Municipal

Texto e fotos: Alex Soares