18 JUN 2014
Convênio assinado pelo município garante pavimentação do Distrito Industrial

Um antigo desejo da comunidade empresarial camaquense, especialmente a que está sediada no Distrito Industrial, está sendo realizado. A partir de um Termo de Cooperação técnica-financeira entre os governos estadual e municipal, serão pavimentadas as ruas do DI, localizado á margens da BR-116.

Serão pavimentados 19,5 mil m2 de ruas com blocos de concreto, o popular bloqueto, nas ruas Augusto Blanchart da Silveira, Capitão Antônio Vicente de Oliveira e Dorval Ribeiro. O investimento final é da ordem de R$ 1.125,000 (1milhão, cento e vinte e cinco mil Reais). Destes, R$ 900 mil são oriundos do governo estadual, através da agência de fomento estatal Badesul. Já o restante, R$ 225 mil, sairá dos cofres municipais a título de contrapartida.

Ao participar do ato oficial de lançamento do convênio, nesta terça-feira (17), no Palácio Piratini, em Porto Alegre, o prefeito de Camaquã, João Carlos Machado, valorizou o estabelecimento da parceria com o governo estadual, que irá propiciar um novo status ao DI camaquense: “Desde o primeiro momento em que nos foi colocada esta possibilidade tratamos de nos movimentar para que estes recursos viessem. É sem dúvida um avanço”, comentou o prefeito ao reconhecer a atenção dada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Promoção de Investimento (SDPI) ao município.

Na solenidade, que teve a presença do titular da SDPI, Mauro Knijinik, do presidente do Badesul, Marcelo Lopes e de prefeitos de diferentes regiões, o governador Tarso Genro defendeu a necessidade do equilíbrio das relações entre os entes federados. “Essa relação justa vale para o estado, que precisa se relacionar de forma adequada com os municípios para defender o interesse público”, ponderou o governador, se referindo aos programas estaduais direcionados aos municípios.

Começo promissor

Empolgada com as obras, que deverão começar tão logo seja depositada pelo Estado a primeira parcela dos recursos – a previsão é para até o final deste mês -, a secretária municipal da Indústria, Comércio e Serviços, Maristela Monteiro informou que a notícia foi muito bem recebida entre os empresários e que a sua pasta já se prepara para o novo cenário do DI com a infraestrutura que passará a ter. “Além de beneficiar as empresas ali instaladas, temos que ter em mente que a nossa luta por novos investimentos ganha esse componente extra de atrativo”, afirmou a secretária, que começou com o pé direito sua gestão na SMICS. Coincidentemente ela assumiu a pasta na mesma semana em que o convênio foi assinado.

___________________________________________

Outras imagens relacionadas a esta matéria estão disponíveis na nossa galeria de fotos:

Assessoria de Comunicação Social Governo Municipal

Texto e fotos: Alex Soares