10 JUN 2014
Semana do Meio Ambiente teve ampla programação educacional

Uma variada programação marcou a Semana do Meio Ambiente, promovida em  Camaquã pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). De segunda-feira (2), dia da abertura, até o seu encerramento, no sábado (7), atividades educacionais, palestras, oficinas e entretenimento buscaram registrar mensagens de homenagem e reflexões sobre presente e futuro relacionados ao convívio atual entre homem e natureza.

A abertura da programação se deu na Praça Donário Lopes, na manhã do dia 2, com o evento intitulado Dia + Verde, quando foram realizadas trocas de garrafas pets e latas de refrigerantes por mudas de árvores nativas, flores e sementes de hortaliças. Ao todo ocorreram 1.230 trocas. Também neste dia, o Canil Municipal, através do Serviço de Proteção e Fiscalização do Direito Animal, promoveu a doação de animais, também na Donário Lopes.

Já nos dias seguintes, terça (2) e quarta-feira (3), o Instituto Cosmos, de Santa Maria, realizou palestras, tendo como tema os resíduos sólidos. Os encontros aconteceram no Auditório da Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social (SMTAS), com a participação de mais de mil crianças e adolescentes das escolas de Camaquã. Na quarta-feira, também aconteceram oficinas de produção de artesanato com materiais recicláveis, na Casa do Artesão. As atividades se estenderam entre os dias 5 e 6 de junho, tendo como temas o reaproveitamento do lixo doméstico, artesanato com pet e dobradura com material reciclável.

A Semana do Meio Ambiente também contou com uma exposição de animais empalhados. Sob responsabilidade do Batalhão Ambiental da Brigada Militar, a mostra teve o Centro Administrativo Municipal como local. Além destas iniciativas, foram promovidas palestras direcionadas a empresas e escolas, pelo professor Igor Rosa, na Uniasselvi, e na escola Santo Antônio, no interior  do município.

Em função do tempo chuvoso, a Passeata Ecológica, que ocorreria na quinta-feira (5), e o Sábado Divertido, no sábado (7), em parceria com o SESC, foram cancelados.

___________________________________________

Outras imagens relacionadas a esta matéria estão disponíveis na nossa galeria de fotos:

Assessoria de Comunicação Social Governo Municipal

Texto e fotos: SMMA