05 JUN 2014
Governo municipal entrega caminhão a pequenos agricultores

O prefeito de Camaquã, João Carlos Machado fez a entrega, nesta quarta-feira (4) de um caminhão baú isotérmico. O veiculo será usado pela Coopertraf (Cooperativa dos Trabalhadores da Agricultura Familiar) no transporte dos produtos dos seus associados.

O caminhão, adquirido com contrapartida de R$ 23 mil do município, teve um investimento total de R$ 156,5 mil. R$ 132, 8 mil são oriundos do Tesouro da União, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O ato oficial de entrega teve como palco a Feira do Produtor Willy Dummer, no Centro da cidade, com a participação do secretário Municipal da Agricultura, José Carlos Berta Dorneles, do presidente da Câmara de Vereadores, Ilson Meireles, do presidente da Coopertraf, Rudimar da Costa e Ilson Ostemberg, presidente da feira municipal. A entrega foi antecedida pela assinatura de um convênio, no qual o município repassa o caminhão à cooperativa em regime de comodato.

Ao agradecer o benefício, o presidente da Coopertraf reconheceu o esforço do governo municipal em criar, buscar e auxiliar na busca de melhores condições aos pequenos produtores. O mesmo feito pela vereadora Marivone Tavares, que também agradeceu à equipe do deputado federal Marco Maia, autor da emenda parlamentar, que originou os recursos.

Antes de entregar as chaves do veículo ao presidente da cooperativa, o prefeito João Carlos falou da satisfação por poder estar entregando uma ferramenta que terá fundamental papel no processo de produção. “É uma conquista dos agricultores, mas também de toda comunidade”, destacou.

Inicialmente, o caminhão Volkswagem, modelo SQ 160, servirá para o transporte dos produtos destinados à merenda escolar de escolas municipais e estaduais que mantêm convênio com a cooperativa. Depois, ele também será utilizado para carregar os hortifrutigranjeiros da propriedade aos mercados e também para a central do Programa de Aquisição de Alimentos (PPA), que será coordenado pelo município.

Estrutura

Também participaram da solenidade, encerrada com um café colonial com produtos dos associados, o vice-prefeito de Camaquã, Paulo Mecca e os secretários da Indústria, Comércio e Serviços, Maristela Monteiro, da Administração, Elizete Peters e dos Transportes, Paulo dos Santos. Também prestigiou a entrega Aline Janke, assessora do deputado Marco Maia. Moradora de São Lourenço do Sul, Aline elogiou a estrutura física da feira camaquense, dizendo que poucos são os municípios que possuem um ponto igual para comercialização da produção dos seus pequenos agricultores.

___________________________________________

Outras imagens relacionadas a esta matéria estão disponíveis na nossa galeria de fotos:

Assessoria de Comunicação Social Governo Municipal

Texto e fotos: Alex Soares