27 MAI 2014
Nova rede de drenagem irá extinguir alagamentos do Bairro Jardim e áreas vizinhas

Num investimento de R$ 470,4 mil o governo municipal está resolvendo um antigo problema de moradores de três bairros de Camaquã: Gaúcho, Maria da Graça e, especialmente, o Bairro Jardim – o chamado Três Bairros. Desde a segunda-feira (11), máquinas e homens de uma construtora contratada pela Prefeitura vêm trabalhando na abertura e colocação de uma rede de drenagem, com 510 metros de extensão. A obra, executada, na Rua Ildebrando Pedroso, entre a Avenida Nestor de Moura Jardim e Rua Bento Dias, deverá ser entregue em três meses, de acordo com previsão do secretário municipal da Infraestrutura, José Adolfo Castro.

“Seguramente, estamos resolvendo a demanda destas comunidades que  sofriam muito com os alagamento”, afirma o secretário, justificando sua total confiança nos resultados do serviço, que contará com a instalação de canos de 1,20m, que darão total vazão às águas que descem do Bairro Jardim. Ao todo serão enterrados 510 canos nesta rede.

Satisfeito com a iniciativa, o vereador Antônio Altair Puschnerat, o Neco, torce pelo fim da dor de cabeça dos moradores: “Cansei de contar quantas vezes fui chamado para ajudar os moradores que tinham suas casas alagadas, abrir boca de lobo, tirar a sujeira; dava pena até”, diz Neco, cujos dois últimos mantados vêm sendo marcados também pela luta em favor de uma solução para este problema. Neco, que cita as Ruas Piratini e Rio Grande como as que mais concentravam os alagamentos, reconheceu o esforço da administração: “Quando tem problemas, temos que apontar eles e até criticar, mas quando um serviço como esse é feito, que busca resultar em ganhos para comunidade, temos que valorizar, temos que reconhecer”, disse o vereador, com maior número de mandatos em Camaquã.

Mais dois lugares recebem redes

Além da rede de drenagem dos Três Bairros, executada pela empresa Terraplanagem e Pavimentação Alves, a Secretaria da Infraestrutura já tem planejado a instalação de redes na Ruas 13 de Maio, para atender o Bairro Sinhá Juliana, e Assis Brasil, em favor dos moradores dos Bairros Vila Nova e Dona Tereza. Os valores investidos na Ildebrando Pedroso são oriundos do Fundo de Gestão Compartilhada, integrante do convênio assinado pelo prefeito João Carlos com a Corsan, no final do ano passado, e que direciona recursos para obras de combate aos alagamentos.

Assessoria de Comunicação Social Governo Municipal

Texto e fotos: Alex Soares