19 MAI 2014
Aluno da José Antônio Netto vence concurso de redação dos 150 Anos

Um concurso de redação cujo tema foi os 150 anos de Camaquã, promovido pela Secretaria Municipal da Educação e que reuniu textos de alunos da Rede Municipal de Ensino, teve anunciados os seus vencedores. O nome dos autores das três melhores redações foram conhecidos em ato realizado no Auditório Zilda Maria Azambuja, com a presença do prefeito de Camaquã, João Carlos Machado, do presidente da Câmara de Vereadores, Ilson Meireles, do vice-prefeito Paulo Mecca e da titular da Educação, Jussara Jaquês. Diretores de escolas e professores também participaram do ato.

O vencedor do concurso, que teve 20 finalistas, foi Vitor Martins Jacob, aluno do 7º Ano da Escola José Antônio Netto. Com um texto enxuto, mas abrangente, Vitor conseguiu retratar de forma harmônica os elementos que compõem a cidade em que nasceu. Diz um trecho (leia-o na íntegra abaixo) da redação, que teve como título ”Camaquã, 150 Anos de História e Lutas”: “Quando penso nesta terra tenho orgulho. Ficamos felizes porque o destino quis que fôssemos camaquenses, e por isso ficamos felizes em fazer parte desta história”.

Em segundo lugar ficou Janine Martins Gama, aluna do 8º Ano da Escola Alfredo Jacobsen. Já a aluna do 9ª Ano da Escola José Antônio Netto, Kássia Nayane Konrat, teve sua redação classificada em terceiro lugar.

Ao agradecer a dedicação de todos os alunos que entregaram seus textos, e também dos professores que os incentivaram, a secretária da Educação se disse orgulhosa da qualidade dos conteúdos elaborados. “Nós da secretaria e as profissionais das escolas ficamos muito felizes por todo o material que apreciamos, pela criatividade e pelo conhecimento demonstrado sobre a nossa terra”, disse Jussara Jaquês.

A redação vencedora:

CAMAQUÃ 150 ANOS DE HISTÓRIA E LUTAS

Por Vitor Martins Jacob

ESTUDANDO NOSSO MUNICÍPIO DESCOBRIMOS COISAS TÃO FASCINANTES QUE NOS ENCANTAMOS. REVOLUÇÕES E LUTAS SE ENTRANHAM EM NOSSAS RAÍZES. NOSSO CHÃO FOI PALCO DE GRANDES BATALHAS, QUE MUDARAM PARA SEMPRE A HISTÓRIA DE NOSSO ESTADO, NOSSO PAÍS E NOSSAS PRÓPRIAS VIDAS.

OS PRIMEIROS COLONIZADORES QUE CHEGARAM POR AQUI APAIXONARAM-SE PELA BELEZA ÍMPAR DE CAMAQUÃ.

A IGREJA SÃO JOÃO BATISTA, O FORTE ZECA NETTO, O CINE TEATRO COLISEU, A CASCATA ÁGUA GRANDE, O RIO CAMAQUÃ E O ARROIO DURO SÃO APENAS ALGUNS DOS PONTOS TURÍSTICOS QUE TANTO EMBELEZAM NOSSO MUNICÍPIO.

VIMOS TAMBÉM OS PLANTADORES DE ARROZ MIRANDO SOBRE OS PRADOS O FUTURO, UMA GENTE QUE NUNCA DEIXOU DE LUTAR E BATALHAR POR UM AMANHÃ MELHOR.

REVIVENDO A HISTÓRIA DE CAMAQUÃ, PERCEBEMOS QUE HOUVERAM DIFICULDADES, MAS O POVO SEMPRE TEVE DISPOSIÇÃO E GARRA PARA SUPERÁ-LAS.

ESTA É UMA CIDADE ESPECIAL, OS EDUCADORES ENSINAM CRIANÇAS, JOVENS E ATÉ ADULTOS QUE VÊEM NA ESCOLA E NA EDUCAÇÃO UMA MANEIRA DE MUDAREM A SI MESMOS.

QUANDO PENSO NESTA TERRA TENHO ORGULHO. FICAMOS FELIZES PORQUE O DESTINO QUIS QUE FÔSSEMOS CAMAQUENSES, E POR ISSO FICAMOS FELIZES EM FAZER PARTE DESTA HISTÓRIA. SOMOS UM POVO ACOLHEDOR E QUEREMOS VER NOSSA TERRA SEMPRE CRESCER.