16 MAI 2014
Em reunião com presidente da Fiergs, prefeito e presidente da ACIC pedem unidade do Senai em Camaquã

O prefeito João Carlos Machado, o presidente da ACIC, Leonardo da Costa, os diretores da entidade Jorge Schaidhauer e Rodrigo Bartz, além do vereador e ex-secretário municipal da Indústria, Comércio e Serviços Claiton Duarte, foram recebidos na tarde desta quinta-feira (15) pelo presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Heitor José Müller.

O grupo camaquense entregou a Müller, na reunião intermediada pelo coordenador de Articulação da Empresarial da Fiergs, Jorge Serpa, um documento assinado pela administração e por entidades locais que pede a instalação de uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria (Senai) em Camaquã.

Para justificar a necessidade, o prefeito e o presidente da ACIC deram detalhes da atividade industrial camaquense, ressaltando o seu crescimento dos últimos anos e sua gradativa diversificação. Também com o intuito de fortalecer o pleito ao presidente da Fiergs - entidade que tutela as atividades e decisões do Senai no Estado -, o prefeito falou que uma unidade de cursos em Camaquã beneficiaria não apenas potenciais alunos do município, mas de toda a região Centro Sul.

Já Leonardo da Costa, ao defender a viabilidade da instalação da unidade, registrou a bem sucedida experiência das unidades de serviço do comércio na cidade – Senac e Sesc. “E começamos justamente assim, nos reunindo com diretores da Fecomércio, mostrando que tínhamos uma demanda represada por esse tipo de serviço na nossa terra; hoje não existe arrependimentos de nenhuma parte”, relatou o presidente da ACIC a Müller.

Ao tomar conhecimento do interesse, o presidente da Fiergs se mostrou receptivo à ideia e informou os passos a serem dados para a concretização da proposta. Müller falou, entretanto, que uma decisão desta natureza é baseada exclusivamente em questões técnicas, tendo a demanda pelos cursos como norteadora de qualquer decisão. A articulação para a elaboração de um estudo visando o levantamento dessas informações – primeira etapa do processo - deverá ser autorizada. Necessidade de demanda confirmada, o último ato será a apreciação do investimento pelo conselho da área especializada da Fiegs.

Unidade móvel de cursos

Ao reconhecer a posição logística estratégica de uma unidade do Senai entre os polos de Porto Alegre e Pelotas/Rio Grande, o presidente da Fiergs ofereceu como alternativa imediata um caminhão da entidade que começou a rodar o Estado. Na unidade móvel nova, que teve um investimento de R$ 1,8 milhão, são ministrados cursos da área industrial. “Enquanto tramita o processo (para a instalação de uma unidade fixa) essa nossa unidade é uma alternativa mais prática”, aconselhou o dirigente. O interesse dos camaquenses foi imediato.

Ao final da audiência, o presidente da ACIC formalizou um convite a Heitor Müller para palestrar na reunião semanal da entidade, que ocorre às quintas-feiras, no Centro de Eventos da associação.

___________________________________________

Outras imagens relacionadas a esta matéria estão disponíveis na nossa galeria de fotos:

Assessoria de Comunicação Social Governo Municipal

Texto e fotos: Alex Soares