20 NOV 2013
Divisão de Trânsito promove a segunda edição da Maratona de Trânsito

Foi realizada entre os dias 12 e 13 de novembro, a 2ª Maratona Municipal de Trânsito. Promovida pelo governo municipal, através da Divisão de Trânsito, a iniciativa teve o apoio da Brigada Militar de Camaquã e do Batalhão Rodoviário da Brigada Militar de Rio Grande. O prefeito de Camaquã, presente na abertura do evento com seu vice Paulo Mecca, destacou o esforço dos servidores do setor em promover a educação no trânsito: “Se faz cada vez mais necessário este tipo de iniciativa nas nossas cidades, já que precisamos antes de tudo, no futuro, de gente consciente, educada e responsável trafegando nas nossas ruas”, elogiou João Carlos Machado.

Este é o segundo ano consecutivo em que a ação se realiza, passando a integrar o calendário oficial de eventos de Camaquã. A meta é aumentar à cada ano o número de crianças envolvidas, a fim de que desde cedo tenham a consciência da importância de um trânsito seguro. Nas aulas práticas, ministradas no Ginásio de Municipal de Esportes, foram reforçados os conceitos básicos das regras de circulação e conduta, além da importância do uso de equipamentos de segurança - como cinto, cadeira de criança, capacete e outros.

As atividades foram coordenadas pelo sargento Azevedo, do Comando Rodoviário de RG, com apoio dos servidores da Divisão de Trânsito, liderados por Clayton Luís Dworzecki, e de policiais militares do 30º BPM de Camaquã. Aos alunos das escolas municipais e estaduais que participaram da ação, foi apresentado o mascote Sinaleiro, criado recentemente pelo DMT. O desenho do boneco foi elaborado pelo servidor Selismar Tavares Lima, sendo que a confecção foi feita pela artesã Eliane Farias Ribeiro.

Após as palestras e exibições de vídeos e desenhos sobre trânsito, os alunos foram convidados a participar como ciclistas e pedestres de um circuito que simulava a via pública, com semáforos, faixas de pedestre, placas de regulamentação e de advertência. Depois receberam material educativo fornecido pelo Detran, além de carteirinha de habilitação de ciclistas e formulários de mini multas para cobrar o bom comportamento dos adultos.

___________________________________________

Outras imagens relacionadas a esta matéria estão disponiveis na nossa galeria de fotos:

Assessoria de Comunicação Social Governo Municipal

Texto e fotos: Alex Soares