14 NOV 2013
Associação dos Transplantados é homenageada pela Assembleia Legislativa

O prefeito de Camaquã, João Carlos Machado, participou, nesta quarta-feira, de evento promovido pelo Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, da Assembleia Legislativa, em parceria com a Associação dos Transplantados e Deficientes Renais Crônicos da Região Centro-Sul. O Fórum de Incentivo à Doação de Órgãos, realizado no Auditório da Secretaria do Trabalho e Ação Social, teve a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pedro Westphalen.

“Só quem passou pela experiência de esperar um doador sabe o que é essa angústia; e temos muitos exemplos: um deles é o presidente da Associação dos Transplantados, o nosso Pinguim. Ele venceu a batalha e hoje faz um belo trabalho de amparo para quem necessita”, disse o prefeito de Camaquã ao elogiar a iniciativa do evento.

Já o presidente da AL, ao resumir sua trajetória profissional de médico vascular, relatou sua participação no primeiro transplante renal em um hospital privado, em 1984, na cidade de Cruz Alta. “A missão do médico é salvar vidas. Fiz parte da luta que deu acesso as cirurgias renais para os pacientes do interior do estado. Hoje, no Parlamento, estimulo as políticas ligadas ao setor, para dar condições de trabalho aos médicos e uma assistência adequada aos pacientes”, comentou.

Após os pronunciamentos, a ATC, através do seu presidente Gilmar Ehlert, foi homenageada com a Medalha da 53ª Legislatura, pelos trabalhos prestados para toda a comunidade da região.

Palestra

Entre os participantes do fórum estiveram também o vice-prefeito de Camaquã, Paulo Mecca; a secretária municipal de Ação Social, Josiane Longaray; o diretor do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da ALRS, Rogério dos Santos; além do secretário Municipal dos Transportes, Paulo dos Santos e os vereadores Ilson Meireles, Diego Garcia, Marco Longaray e Alcindo Mendes.

O evento foi encerrado pela médica Scheila Thofehrn, diretora da Nefroclínica, que falou sobre a história da nefrologia no Rio Grande do Sul e a importância da doação.  “Uma atitude simples que transforma vidas”, assinalou.