11 NOV 2013
Projeto Sustentabilidade da Ação Social mobiliza comunidade do Bom Sucesso

Um dia de intensa atividade, de trocas e avanços. Assim foi a sexta-feira (8) num dos bairros de maior complexidade social de Camaquã: o Bom Sucesso. Desde às 8h30min da manhã servidores da Secretaria do Trabalho e Ação Social (SMTAS) se concentraram no interior da comunidade, para juntamente com colegas de outras pastas promoverem um mutirão pela cidadania. Entre as ações esteve a limpeza das ruas, calçadas e frentes das casas, entrega de mudas, apresentação de trabalhos artesanais e promoção de manifestações artísticas, além da revitalização de canteiros e da praça do bairro. Ao lado da Escola Estadual Francisco Luiz, num terreno até então usado como depósito de lixo, foi criado um espaço de convivência.

A ação, que faz parte do projeto Sustentabilidade Social, lançado no primeiro semestre deste ano pela SMTAS, envolveu o Cras local e centenas de moradores do Bom Sucesso. Este é o segundo bairro visitado pelo projeto. No primeiro, o Getúlio Vargas, as mudanças físicas são visíveis com ruas e calçadas agora mais limpas e os espaços públicos floridos e mais humanizados.

Para a secretária do Trabalho e Ação Social, Josiane Longaray, que passou toda a sexta-feira coordenando as atividades, o projeto vem atingindo e até superando as metas de transformação traçadas na sua elaboração. “Notamos que já não somos mais vistos como estranhos ou com desconfiança quando estamos nestes locais”, informou Josiane ao lembrar as frases de boas vindas proferidas por moradores quando ela e colegas chegavam ao bairro pela manhã.

Entre uma atividade e outra, Josiane conversou com mães e pais de família, jovens e outros moradores a fim de ter uma noção mais apurada sobre suas angústias, peculiaridades e necessidades do lugar em que vivem. “Queremos é formar essa rede de convivência e de parceria para que juntos possamos promover essa mudança coletiva de mentalidade, que gerará ganhos de toda ordem a essas  comunidades”, explicou Josiane ao agradecer a receptividade dos moradores e o apoio das demais pastas colaboradas do projeto: as secretarias do Meio Ambiente e da Infraestrutura.

Paz e Meio Ambiente

Também na edição do Bom Sucesso alunos das escolas do bairro participaram do projeto “A Vida em Dregaus”. Nos azulejos da escadaria junto à praça encravada no centro do bairro, as crianças deixaram ali desenhos e mensagens – a maioria evocando a paz. O mesmo tema inspirou uma caminhada que percorreu as ruas da comunidade durante a tarde. Na mesma caminhada os seus integrantes carregaram uma faixa com a frase vencedora de um concurso promovido pelo projeto, feita por Karoline Souza Barbosa, aluna do 5º Ano da Escola Francisco Luiz.

O próximo bairro a ser visitado pelo Projeto Solidariedade é o Cônego Walter, no próximo dia 23.