22 OUT 2013
Transplantados realizam dia de campanha por doações de medula

A Associação dos Transplantados de Camaquã promoveu, nesta terça-feira (22) um dia de campanha de doação de medula óssea. A ação teve como resultado a realização de 130 exames para aptidão de compatibilidade.  A iniciativa é uma parceria com o Hemocentro do Estado, do governo municipal, através da Secretaria da Saúde, e do  Rotary Clube Camaquã. O apoio também foi dado pelo Sindicato dos trabalhadores Rurais de Camaquã, onde o ônibus do Hemocentro ficou estacionado para coleta de sangue dos doadores.

Segundo dados estatísticos oficiais dos órgãos de saúde, existe um doador compatível para cada grupo de 100 mil portadores de leucemia no mundo. Se entre estes voluntários houver compatibilidade a doação pode ser feita para pacientes de todo o país e de outras partes do mundo. Segundo Gilmar Ehlert, Camaquã se destaca como um dos municípios que mais contribui para o Hemocentro do Rio Grande do Sul. Ehlert também comentou que a procura desta terça-feira superou as expectativas iniciais de doação.