04 OUT 2013
Indústria de suspensões veiculares oficializa instalação em Camaquã

Uma solenidade realizada na tarde desta quarta-feira (3), no Salão Nobre da Prefeitura, oficializou a decisão da empresa Suspentech Suspensões Pneumáticas de se instalar em Camaquã. Durante o ato de assinatura de transferência da escritura da área de 7,5 hectares, localizada entre os acessos sul e norte da cidade, o diretor-fundador da empresa, Antônio Andreguetti reafirmou a confiança do investimento no município, ressaltou o interesse demonstrado pelo governo municipal desde o primeiro contato e previu uma “forte parceria da sua empresa com a comunidade”.

Entre as razões apresentadas por Andreguetti pela opção por Camaquã para instalar a sua terceira unidade – as outras duas estão em São Marcos (RS) e Mauá (SP) – está a expansão do mercado de suspensões a ar de veículos pesados e semi-leves no Brasil e a consequente demanda exigida da empresa. Atualmente a Suspentech fornece produtos para todo o Brasil e exporta peças para os países da América do Sul. Com relação ao negócio, pesaram também para decisão, segundo o empresário, a localização de Camaquã, próxima da Capital e do Porto de Rio Grande e a saturação da mão de obra na Serra Gaúcha. Ele também nomeou a instalação da fábrica chinesa de Caminhões no município como fator de influência.

Citado pelos participantes da solenidade como principal intermediador do investimento, o deputado estadual José Sperotto acabou não conseguindo vir à Camaquã para acompanhar o ato, no qual foi representado pelo vereador correligionário Marco Aurélio Pereira. João Carlos, por exemplo, lembrou do primeiro contato feito por Sperotto numa noite de domingo: “Ele jantava e com o seu Antônio e, ao telefone, me falou do interesse do empresário de investir aqui. na mesma hora eu então disse ao Sperotto que eles poderiam nos visitar já na segunda-feira que eu os esperaria”, recordou em tom bem humorado o prefeito. A visita aconteceu semanas depois. “Agradeço aqui, em público, todo o empenho do nosso deputado Sperotto, que fez de tudo para que hoje estivéssemos aqui celebrando esse momento”, reconheceu.

A exemplo do que fez Andriguetti, João Carlos também ressaltou a participação do empresário Paulo Fonseca nas negociações de vinda da Suspentech. Mesmo sem planos de se desfazer da área, Fonseca foi quem cedeu para venda a área onde funcionará a fábrica. “O Paulo fez isso por Camaquã o seu desprendimento deve ser respeitado; a nós cabe lhe agradecer”, informou e ponderou João Carlos. O empresário estava acompanhado no ato pela esposa Gisela e pela filha Bethânia, que se pronunciou em nome de Fonseca.

Ideia é começar em 2014

A área destinada ao investimento foi adquirida com recursos da empresa, que deverá começar a operar localmente em 2014. Andreguetti, que veio a Camaquã acompanhado pelo diretor da empresa Ivosmar Cardozo, preferiu fornecer posteriormente os números de investimento e de vagas a serem geradas, assim que for concluído um estudo mais aprimorado do projeto, o que deve acontecer até o final deste ano.

“Cavalo encilhado”

Ao finalizar a sua fala, João Carlos listou os investimentos privados de fora recentemente confirmados e que já estão consolidados em Camaquã, os que estão em fase de consolidação e também aqueles que estão para acontecer. “O fato é que os ventos mudaram e hoje estão ao nosso favor, por isso precisamos todos nos unir e aproveitar que o cavalo está encilhado”, comentou usando a expressão gaúcha que se refere ao momento de oportunidades.

Presenças

Entre as presenças da solenidade estiveram o presidente da Câmara de Vereadores de Camaquã,  Fúlvio Lessa e os seus colegas legisladores Ilson Meireles; Leomar Boeira; Marco Longaray; Marconi Dreckmann; Marivone Tavares; Diego Garcia, Antônio Altair Puchnerat; Valdemar da Silva e Everton Pogorzelski. Além de secretários municipais, presidentes e representantes de entidades e instituições e empresários.