18 SET 2013
Gravidez na adolescência é tema de campanha das secretarias da Saúde e da Educação

O projeto SPE (Saúde e Prevenção na Escola), implantado em Camaquã desde abril, é o resultado de uma parceria entre as secretarias municipais da Saúde e da Educação, que busca levar ao ambiente escolar a construção das bases da cidadania, a promoção da saúde e do bem estar.

Nestes meses em vigor, o projeto já realizou atividades sistemáticas em diversas escolas, através dos profissionais da rede de atendimento. Durante este mês de setembro o trabalho está focado num alerta direcionado aos adolescentes e às suas famílias. Com o título “Filho não é brinquedo: tudo tem o seu tempo”, a campanha pretende estimular a discussão sobre a maternidade e paternidade na fase adolescente. As reflexões visam atingir meninos e meninas. Além das responsabilidades relacionadas à contracepção, os cuidados para evitar o contágio de doenças sexualmente transmissíveis também fazem parte da campanha.

Entre as ações escolhidas para esta campanha estão a elaboração de um folder informativo, com a colaboração de adolescentes que participam dos projetos e grupos do CRAS, CAICA e Pró-Jovem, atividades em escolas e reuniões de articulação com a rede de atendimento do município.

A coordenadora do SPE em Camaquã, a psicóloga Taiane Ávila lembra que todos os adolescentes e jovens têm o direito ao acesso às informações sobre educação sexual e reprodutiva, mas é importante, segundo ela “que os pais saibam da importância do seu papel, não terceirizando essa educação; ao contrário, precisam construir um diálogo aberto e esclarecedor sobre sexualidade, para que assim eles se sintam seguros e responsáveis para fazer suas escolhas”, frisa ela.

Documentário

Na próxima semana, nos dias 23 e 24, será exibido o documentário “Meninas”, no Cine Teatro Coliseu para alunos de escolas pré agendadas. Após a sessão haverá debate com profissionais convidados. Já no dia 26, Dia Mundial de Prevenção da Gravidez na Adolescência, serão concluídas as atividades com uma manifestação cultural protagonizada por adolescentes das escolas municipais, distribuição de material informativo e orientações aos adolescentes, na “Esquina Democrática”.