17 SET 2013
Chama Crioula arde no CTG Camaquã

Trazida de Santo Amaro do Sul, distrito de General Câmara, a Chama Crioula oficial do Estado chegou em Camaquã na última sexta-feira (13) carregada por 10 cavalarianos que cruzaram os 300 quilômetros de trecho entre os municípios. Era final da tarde quando o grupo rompeu a porteira do CTG Camaquã. Ato contínuo a Centelha foi entregue pelo coordenador da 16ª Região Tradicionalista e patrão do CTG Camaquã, Flávio Menezes, ao prefeito de Camaquã, João Carlos Machado. Entre os presentes esteve o presidente da Câmara de Vereadores, Fúlvio Lessa, a secretária da Cultura e Turismo, Marla Crespo e o comandante do 30º BPM, tenente-coronel Jorge Ricardo Ferreira.

Prestigiado por um grande público tradicionalista, o evento, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, foi marcado pelo hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual, local e do CTG Camaquã e por um pronunciamento do prefeito, que deu boas vindas à Semana Farroupilha, que tem sua programação centralizada no CTG. Depois, a Chama foi levada ao local das rondas, onde permanecerá até o dia 20, onde serão extinta.

Nesta segunda-feira (16) ocorre, no inicio da noite, a tradicional Missa Crioula, rezada pelos padres Messa e Thiago, dentro do CTG. A partir desta terça-feira os bailes da semana começam a ser realizados, com entrada franca. Na sexta-feira (20), acontece o Desfile das entidades tradicionalistas.

Também prestigiaram o ato os patrões dos CTGs e piquetes locais, a presidente do Sindicato Rural de Camaquã, o presidente da Capocam, Catulo Fernandes e os vereadores Marco Aurélio Pereira, Leomar Boeira, Alcindo Mendes, Ilson Meireles, Diego Garcia e Marivone Tavares.