17 JUL 2013
Ação Social forma 208 alunos em oito diferentes cursos

Com o seu auditório - cuja capacidade é para 700 pessoas acomodadas - completamente tomado por formandos e convidados, a Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social realizou na tarde desta quarta-feira (17) a formatura dos seus cursos do primeiro semestre. Ao todo foram 208 alunos das mais distintas idades recebendo os seus certificados de conclusão dos oito cursos oferecidos: informática; pintura em tecido; tricô; técnicas para o lar; costura industrial e alta costura; padeiro/confeiteiro; marceneiro e cabeleireiro.

“Este é um momento no qual vemos de maneira concreta as nossas ações se realizarem. É um momento especial para todos nós: para quem foi à luta e está se especializando em algo, e para quem tem a incumbência de proporcionar, que é o caso dos instrutores, que é o nosso caso como agentes públicos desta secretaria”, disse a titular  do trabalho e Ação Social, Josiane Longaray ao final das duas centenas de certificados entregues.

A solenidade foi conduzida pelo Centro de Geração de Renda da SMTAS. Coordenador do setor, Leandro Decavatá fez uma menção de agradecimento a todos os instrutores e, em especial, à sua equipe de trabalho.

Alunas do curso de cabeleireiro, as amigas Josiane Bulow e Jenifer Klumb, 20 e 18 anos respectivamente, viajaram pelo menos uma vez por semana, nos últimos meses, da localidade de Bandeirinha à cidade para acompanhar as aulas. Sorridente, com os certificados em mãos, elas garantem que valeu à pena o esforço: “Inclusive já ganhamos dinheiro com o que aprendemos aqui”, comentou Jenifer, que com a amiga embeleza madrinhas de casamento e aniversariantes na sua comunidade, além de já fazerem outros serviços que envolvem a aplicação de produtos químicos nos cabelos, como reflexos, por exemplo. Elas já falam inclusive na possibilidade de se associarem em um negócio próprio daqui a algum tempo: “Quem sabe, mas primeiro vamos aprender ao máximo o que pudermos”, previu Jenifer.

Instrutora do curso de Informática, a professora Mônica Gonçalves formou três turmas nesta quarta-feira. De 50 e 60 horas, os cursos duraram dois meses e meio. “É muito gratificante tudo isso, ver a evolução nestas pessoas, independentemente da idade”, comenta Mônica, que diz ter perdido as contas do número de amizades feitas como os alunos nestes sete anos em que dá aulas nos cursos da SMTAS. Carinho que foi comprovado tão logo terminou a solenidade, quando Mônica e os seus outros sete colegas instrutores posaram para muitas fotos a pedido dos pupilos.

Significados diversos

Presente na formatura, ao lado da primeira dama Jussara Machado, o prefeito João Carlos disse que a promoção destes cursos carrega em seu bojo muitos significados: “conhecimento, perspectivas de futuro, conquistas são alguns deles”, assinalou o prefeito ao chamar a atenção para a diversificação das faixas etárias matriculadas nos cursos. “Temos desde os bem jovens, que vem em busca de especialização para entrar no mercado de trabalho, ao pessoal de mais idade, que não quer ficar em casa parado, acomodado”, observou. Para João Carlos todos ali presentes merecem ser aplaudidos: “de fato estão todos de parabéns - a equipe da secretaria, os instrutores e os formandos, todos merecem o nosso reconhecimento”, conclui o prefeito de Camaquã.