12 JUL 2013
Skatistas ganham pista pública em Camaquã

O governo municipal irá inaugurar, no próximo dia 20 de julho, a Pista Municipal de Skateboarding. O espaço, localizado junto ao Ginásio Municipal de Esportes foi construído com recursos federais, repassados a partir emenda parlamentar. O investimento final chegou a R$ 190 mil, incluindo a contrapartida e outros custos do município.

“É um sonho de pelo menos 20 anos”, diz o skatista amador Marcelo Rosa. Considerado veterano no esporte, ele valoriza a pista: “Pode se dizer que temos um espaço de respeito e afirmo sem medo de errar: pouquíssimas cidades no Brasil possuem uma pista pública como essa que estamos ganhando”, obeserva. Para ele, a pista é completa, com corrimão, escadaria, contemplando a possibilidade de efetuar todas as manobras possíveis.

A pista de Camaquã é oficial e homologada pela Federação Gaúcha de Skate (FGS). Mesmo sem estar inaugurado oficialmente, o espaço foi liberado para uma média de 60 praticantes que já a frequentam diariamente há duas semanas.

“É uma honra para nós governo estar entregando essa pista, que vai trazer conforto para a gurizada skatista e tenho certeza que proporcionará uma tranquilidade significativa para os seus pais, que sabem que seus filhos estarão agora num local adequado e seguro”, comentou na tarde desta sexta-feira, o secretário municipal do Desporto e Juventude, Tiago Camerini.

Entusiasmado com a receptividade da nova pista, Camerini já anuncia a implantação de uma escolinha de skate, onde crianças irão aprender a prática com equipamentos fornecidos na própria secretaria. “É um investimento que iremos fazer e temos a convicção de que os nossos esforços e recursos serão bem aplicados”, assegurou o secretário.

Usuárias da pista, as estudantes Mariana e Júlia falam empolgadas do novo espaço. Estudantes do ensino médio, as adolescentes, vizinhas do Ginásio Municipal de Esportes, contam que chegam por volta das 15h no local e só saem quando o dia começa a ir embora: “Está tudo muito bom mesmo”, simplifica a sorridente Mariana.

Inauguração terá apresentação de profissionais

Outro praticante que é só elogios para a pista é o também estudante Julinho Leivas: “Báh meu, muito perfeita mesma, a aqui, na boa, a gente vai ganhar um impulso para evoluir legal, porque tem como evoluir: se quer escadaria tem escadaria, se quer vertical tem vertical, se quer caixote tem caixote; é muito completa mesmo, cara”, comemora o adolescente usando a forma comum de se expressar na turma.

Na inauguração oficial, que ocorrerá na tarde dum sábado, haverá apresentações especiais de praticantes profissionais, entre os quais o skatista camaquense Tiago Pires, pertencente a equipe Qix International – fabricante de tênis para skatistas.